Africa Basquetebol

03 maio 2006

ANGOLA: Petro e 1º Agosto na final da Taça de Angola

As equipas seniores masculinas de basquetebol do Petro de Luanda e do 1º de Agosto apuraram-se hoje para a final da Taça de Angola, ao afastarem o Interclube e o CDUAN, respectivamente, em jogos da segunda mão das meias-finais, disputadas nos pavilhões da cidadela, na capital do país.

Na partida de maior importância, os petroliferos, com uma grande determinação, impuseram todo o seu podério, vergando os polícias, com uma diferença de 29 pontos (91-62).

Apesar de uma réplica por parte do Interclube, os jogadores do Petro foram sempre os mais eficazes na concretização dos lançamentos de curta, média e longa distâncias, estando em evidência o experiente lançador Victor de Carvalho, que demonstrou ainda possuir "mãos de ouro".

No primeiro período do confronto, a equipa do eixo-viário levava já uma vantagem no marcador de seis pontos (23-17), tendo ampliado nos posteriores, até a conclusão da partida, decorrida no pavilhão principal da cidadela.

Actuações destacadas para Gerson Monteiro, do Petro, que sagrou-se o melhor marcador, com 20 pontos, seguindo de Fernando Albano, do Interior, com 15 pontos.

A partida foi dirigida pela dupla de arbitros, Fernando Pacheco/David Manuel.

Quanto ao segundo desafio da noite, no pavilhão anexo, os "militares" do "Rio Seco", não tiveram muitas dificuldades para derrotarem o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN), por 73-61, cumprindo assim com a sua obrigação, visto serem potêncialmente mais fortes do que o adversário.

Neste encontro, José Nascimento, do CDUAN, foi o melhor marcador, com 21 pontos.

Nos jogos da primeira "mão", o Petro venceu o Inter Clube por 88-73 e o D`Agosto ultrapassou os "universitários" por expressivos 111-60.

A final da taça de Angola disputa-se na próxima terça e sexta-feira, no sistema de duas "mãos", opondo os crónicos rivais Petro e 1º de Agosto.