Africa Basquetebol

30 dezembro 2005

ANGOLA: Balanço de 2005

A nível doméstico, o domínio da época des- portiva 2004/05 voltou a pertencer ao 1º de Agosto que conquistou o seu Hexa Campeonato Nacional Sénior Masculino da “bola ao cesto”, de forma consecutiva, mantendo deste modo um domínio de quase uma década.
O reaparecimento do CDUAN no panorama desportivo nacional foi igualmente um dos factos que marcou a temporada desportiva do ano que amanhã se despede de nós.
Tal como tem acontecido nos últimos tempos, Luanda foi uma vez mais a província que forneceu o maior número de equipas no Campeonato Nacional, com um total de oito, designadamente 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Atlético Sport Aviação Asa, Interclube, Grupo Desportivo da Nocal, CDUAN, Sporting de Luanda e Vila Clotilde, seguindo-se a província mais ao norte do pais, Cabinda, com três (Futebol Clube, Sporting e o Promade) e por último Benguela com a Casa do Pessoal do Porto do Lobito.
O Interclube que de um tempo a esta parte vem se assumindo como uma das potências, reapareceu em grande durante a época desportiva 2004/05, relegando inclusive o Atlético Petróleos de Luanda (um habitue em finais do campeonatos nacionais) para o terceiro plano.
Entretanto, a formação da polícia que se estreou na Taça dos Clubes Campeões Africanos, sagrou-se vice campeão da referida competição, tendo o 1º de Agosto até então bi-campão africano se classificado na terceira posição, ao passo que o Atlético Petróleos de
Luanda não foi para alem do quinto lugar.

Femininos de mal a pior

O basquete feminina a cada ano que passa vai baixando de qualidade em face do pouco investimento que os clubes fazem neste sector.
A competição interna resume-se apenas na província de Luanda, que ostenta quatro formações.
Esta situação vai se refletindo naturalmente no desempenho das nossas selecções que não conseguem conquistar um lugar ao solo a semelhança dos masculinos.
Políticas estão a ser arquitectadas pelo novo elenco federativo, liderado por Gustavo Vaz da Conceição, no sentido de se inverter o actual quadro.
Angola participou recentemente no Campeonato Africano da modalidade onde não conseguiu melhorar o quarto lugar da edição passada. Convém ressaltar que, a má prestação do cinco nacional no africano deveu-se em parte, pela falta de condições de trabalhos durante a fase preparatória.