Africa Basquetebol

12 novembro 2015

CABO VERDE : Associação quer aumentar número de equipas no campeonato regional de Santiago-Sul


Associação quer aumentar número de equipas no campeonato regional de Santiago-Sul:

A Associação Regional de Basquetebol Santiago-Sul (ARBSS) decidiu introduzir mais 3 equipas no campeonato, Palmarejo Sport Clube, Unidos do Norte, Guardião, passando dos habituais dez para treze clubes. Quem o diz é o próprio Presidente da ARBSS, André Delgado, que realça a importância de uma prova mais longa e competitiva.

A ARBSS reúne-se em Assembleia-Geral no próximo mês de novembro para aprovar as contas e o relatório de actividadades da última época. Mas o prato-forte do encontro será o anúncio da inclusão de mais três equipas no campeonato regional, aumentando de 10 para treze clubes. “O Palmarejo Sport Clube, Unidos do Norte e Guardião já deram entrada com o processo que formaliza a inclusão dessas equipas no campeonato. Com a medida esperamos mais competição, mais público no Pavilhão Vavá Duarte e maior envolvimento dos jovens na prática do basquetebol”, disse o Presidente da ARBSS André Delgado, garantindo “haver todas as condições logísticas para a sua materialização”.
Com o arranque da época prevista para dezembro, Delgado traça todo seu desenho, começando pela Supertaça e logo de seguida com o campeonato regional. “A priori, esta será a estrutura do arranque da nova temporada, mas normalmente, os clubes pedem a realização dum torneio de abertura, como forma de preparar os atletas e por o plantel a prova” complementa. No entanto, o alargamento da prova exige, segundo André Delgado, mais investimentos na modalidade, começando pela criação de “um espaço próprio somente para a sua prática”. É que o Pavilhão Desportivo Vavá Duarte recebe competições de outras modalidades, “o que dificulta uma sequência contínua de jogos de basquetebol”.
“Precisamos de um espaço somente para o basquetebol”. Explica que “só assim conseguiremos respeitar o calendário, visto que por causa de actividades extras, há sempre alterações e atrasos, o que nos leva a terminar o campeonato mais tarde”, indica.
Para a nova temporada de basquetebol em Santiago-Sul, já estão previstas também formações para qualificar treinadores e árbitros – com vista a adaptá-los às de novas regras e critérios que serão implementados.
Bairro parte favorito para a conquistar título
A formação do Bairro Craveiro Lopes destaca-se desde já como principal favorito para a conquista do regional. A formação canarinha conquistou todos os troféus disputados em Santiago-Sul, além de ter alcançado o título nacional. Liderados pelo técnico Hélio Africano, os canarinhos já deram início à temporada, estando neste momento a reforçar o plantel com jogadores de renome.
Como principal opositor do Bairro figura o ABC, equipa que disputou as duas últimas finais contra os canarinhos. Ganhou uma e perdeu outra. Este ano a história pode repetir-se, visto que os dois clubes são os que mais apostam na corrida ao título e que mais público levam ao Pavilhão do Gimno Desportivo.
Hélio Robalo