Africa Basquetebol

01 março 2015

ANGOLA : Sporting de Benguela sensação da fase regular



Sporting de Benguela sensação da fase regular
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com algumas partidas por  disputar para o fim da segunda volta da fase regular da 37.ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol, BIC Basket, a formação do Sporting de Benguela ostenta já o estatuto de equipa revelação, ao englobar o lote das seis equipas que vai lutar pelo título da  competição.
Contra todas as expectativas, os verde e brancos da província das Acácias Rubras ocupam a sexta posição na tabela classificativa do BIC Basket, com 23 pontos, deixado para trás equipas "tradicionais" como o Futebol Clube Vila Clotilde e a Universidade Lusíada, oitavo e nono classificados, com 22 e 21 pontos respectivamente.
A formação do Sporting de Benguela perdeu no início da época o seu treinador principal, Emanuel Trovoada, que se transferiu para o Recreativo do Libolo, e tem estado a realizar uma prova acima da média.
Aliás, o sexto lugar que ocupa  na classificação do "Nacional" demonstra    o trabalho desenvolvido quer pela equipa técnica, quer pela direcção da agremiação. Entretanto, ainda que percam as duas últimas partidas com a formação do Recreativo do Libolo, actual campeão nacional e africano, o Sporting de Benguela tem já assegurado o sexto lugar, estando no lote das equipas que a partir do dia 20 do mês em curso começa a lutar pelo título da edição 37 do BIC Basket.

O calendário da fase de grupos sai a 14 do mês em curso.
A equipa do 1.º de Agosto cumpre um estágio pré-competitivo em Cabo Verde e foi a vencedora da fase regular, com 35 pontos, menos dois que o Atlético Petróleos de Luanda, 33, na segunda posição. A equipa militar entra para a fase de grupos com um ponto de bonificação.
O Grupo Desportivo Interclube e o Atlético Sport Aviação (ASA) ocupam as posições imediatas, com 29 e 27 pontos respectivamente.
O Recreativo do Libolo ocupa  o quinto lugar, com 25 pontos, e pode alcançar o terceiro posto  do "Nacional", caso vença as três partidas em atraso