Africa Basquetebol

02 fevereiro 2013

ANGOLA : D´Agosto quer tentar forçar finalíssima


Equipa do Rio Seco está em desvantagem na Taça de Angola
Fotografia: Jornal dos Desportos
A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto defronta hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão do CODENM, o Interclube, em desafio referente à segunda partida da final dos play-off da XXVIII edição da Taça de Angola, à melhor de duas. Depois de perder na quinta-feira, por 46-50, no reduto das polícias, as campeãs nacionais em título vêem-se na obrigação de vencer esta noite a arqui-rival, para forçar a finalíssima, sob pena de ficarem arredadas da conquista do troféu. Esta manhã, as pupilas de Aníbal Moreira realizam a derradeira sessão de treino, onde são ensaiados os mais variados diagramas defensivos e ofensivos, para neutralizar a turma da Polícia que está fortemente engajada em reconquistar o ceptro e salvar deste modo a época desportiva 2012/2013.
Os lançamentos a longa distância são também um dos aspectos que Aníbal Moreira vai procurar trabalhar, antes do embate de mais logo. No desafio de quinta-feira, a equipa rubro e negra esteve muito mal neste particular. Dos 16 lançamentos tentados a longa distância, a formação militar converteu apenas três, percentagem que Aníbal Moreira quer ver melhorada no prélio desta noite. Fineza Eusébio, Domitila Ventura, Madelana Félix, Deolinda Gima, Felizarda Jorge e Nacissela Maurício têm a responsabilidade de forçar logo mais o terceiro encontro, dada a experiência das mesmas.
Em vantagem na final dos play-off, à melhor de duas partidas, a formação do Interclube vai tentar a todo custo evitar uma finalíssima. Para tal, tem que vencer esta noite a sua opositora, de forma a salvar a época desportiva 2012/2013, onde já perdeu o campeonato nacional a favor do 1º de Agosto. Antes da deslocação ao Pavilhão do CODENM, as pupilas de Aníbal Moreira vão realizar esta manhã a sessão derradeira de treino. No seio do conjunto da equipa adstrita á Polícia Nacional não se fala noutra coisa senão no triunfo, apesar de reconhecerem as potencialidades do grémio do Rio Seco.

Taça de Angola
Aníbal Moreira assegura prontidão do grupo

O técnico principal da equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, garantiu à comunicação social que a sua colectividade está em prontidão, para a recepção hoje da arqui-rival, Interclube, em desafio referente à segunda partida dos play-off da XXVIII edição da Taça de Angola. Apesar de reconhecer o potencial do Interclube, o ex-internacional angolano assegurou que vão apostar no jogo colectivo, assente na boa defesa e ataque para neutralizar o Interclube, que venceu a primeira partida, por 50-46.“Penso que depois de perdermos o primeiro jogo, somos obrigados a vencer o desafio de mais logo, para podermos ainda pensar na conquista.
São duas equipas quase equiparadas e, por isso, é mais uma partida bastante disputada e nós queremos vencer e forçar uma finalíssima”, disse. O técnico Aníbal Moreira não escondeu o desejo de fazer a dobradinha na presente temporada. “Depois de ter conquistado o Campeonato Nacional, após três anos de jejum, pretendemos agora arrebatar a Taça de Angola, troféu que nos foge há algum tempo.”Para o embate de mais logo, o técnico militar tem à sua disposição as seguintes atletas: Fineza Eusébio, Leticia André, Domitila Ventura, Claúdia Dundão, Madalena Félix, Deolinda Gimo, Felizarda Jorge, Ernestina Neto, Helena Bota, Mbya Mielle e Nacissela Maurício.
MC

BAI Basket
Petro desaloja Inter da liderança da prova

O Petro de Luanda derrotou ontem, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, a equipa do Interclube, por escasso um ponto de diferença (87-88), em desafio de maior cartaz da quinta jornada da segunda volta da fase regular da XXXV edição do BAI Basket. Com este triunfo, os petrolíferos da capital desalojaram o Interclube da liderança do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos. Petrolíferos e militares são agora os novos líderes do BAI Basket, ambos com 27 pontos, contra 26 da turma da polícia. O equilíbrio marcou o desafio do primeiro ao último minuto. Alias, o resultado final (87-88) espelha perfeitamente o quanto equilibrado foi a contenda que centralizou a ronda cinco.
Carlos Morais com 27 pontos foi o cestinha da partida. Eduardo Mingas esteve em destaque no Interclube, com 23 pontos. Ainda ontem, para a quinta jornada do BAI Basket, a formação do 1 de Agosto derrotou a equipa do Futebol Clube Vila Clotilde, por expressivos 150-100, num prélio onde os militares foram claramente superiores em os aspectos. Alias, o resultado (150-100) espelha perfeitamente a supremacia exercida pelo conjunto rubro e negro. Já o campeão nacional em título bateu a modesta formação do Progresso Associação do Sambizanga, por113-62.
MC