Africa Basquetebol

31 março 2012

CABO VERDE : Regional de basquetebol do Fogo à porta


Regional de basquetebol do Fogo à porta

A época basquetebolística arranca este fim-de-semana na ilha do Fogo. Uma época que a Associação Regional de Basquetebol do Fogo (ARBF) promete ser rica em reciclagens, para árbitros e oficiais de mesa, dirigentes, treinadores e jogadores.

No torneio de abertura vão participar três equipas: Spartak, Juventude e Atlântico. A prova será disputada a uma volta de nove jogos, no sistema de todos contra todos. Realizado o torneio, dar-se-á início ao campeonato regional sénior e júnior masculino.
Seguem-se a Taça São Filipe, os jogos de Play-off e um torneio em que o campeão regional do Fogo jogará contra uma equipa da Brava, como forma de reforçar a sua preparação para o campeonato nacional da modalidade.
O novo presidente da associação, Paulo Pina, pensa também reforçar a vertente formação, “necessária para melhorar as qualidades pessoais, sociais, físicas e tácticas dos dirigentes e praticantes do basquetebol na ilha do vulcão”. Assim, programou sessões de reciclagem quer para árbitros e oficiais de mesa, quer para dirigentes, treinadores e jogadores.
Também vão ser produzidos desdobráveis sobre as regras da modalidade para informar e sensibilizar os adeptos e patrocinadores sobre a importância do fair-play dentro e fora do campo.
O único objectivo destas iniciativas, diz Paulo Pina, é promover “uma nova atitude” para com o basquetebol que seja caracterizada pela credibilidade, boa gestão, imparcialidade e, acima de tudo, pela verdade desportiva.
Para Pina, esta nova etapa do basquetebol no Fogo deve ser encarada de forma diferente, “pois os desafios são outros e os sacrifícios que se exigem serão certamente maiores”.
O presidente da ARBF mostra-se por isso aberto ao diálogo com o poder local, porque quer levar o basquetebol às periferias da cidade dos sobrados, colocando tabelas nos espaços desportivos e incentivando os jovens à prática da modalidade.