Africa Basquetebol

31 março 2011

ANGOLA : Bai Basket regressa com novas emoções

O Grupo A do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket) faz disputar hoje, quinta-feira, duas partidas. O Recreativo do Libolo recebe às 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, a formação do ASA, ao passo que o Petro de Luanda defronta no mesmo recinto mas, às 18h00, o Interclube, na antecipação da jornada número um.

Os encontros estavam agendados inicialmente para amanhã, dia 1 de Abril, mas, em virtude de a direcção da Federação Angolana de Andebol ter alugado o Pavilhão Principal da Cidadela, para a disputa da Supertaça da modalidade, em ambas as classes, as referidas partidas foram antecipadas para hoje, quinta-feira.

Assim, a formação do Libolo que ocupou o segundo lugar da fase regular da 33ª edição do BAI Basket, com 42 pontos, igual número de pontos que o 1º de Agosto, que foi o campeão, vai medir forças com a turma do Aeroporto, que se classificou na quinta posição.Entretanto, o internacional angolano, Olímpio Cipriano, extremo base, continua a queixar-se de dores nas costas e constitui a única preocupação da equipa técnica da formação da vila de Calulo, liderada pelo angolano Raul Duarte.

Já o Milton Barros, base, atleta que esteve adoentado, já reintegrou o grupo de trabalho e pode ser opção para o prélio desta noite frente ao ASA. Depois de ter alcançado o passe para às meias-finais da Taça de Angola, em que afastou o “poderoso” 1º de Agosto, a equipa do Libolo está preparada para iniciar a fase de Grupos com um triunfo.

Os aviadores que na ponta final da fase regular do BAI Basket conseguiram algumas contratações, com destaque para o norte-americano Porter, vão procurar contrariar ao máximo o favoritismo dos libolenses.Os petrolíferos da capital que a par do Libolo está nas meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola, recebe o imprevisível Interclube, que aproveitou a pausa da fase regular para preparar-se em Lisboa, Portugal.

Depois de falhar as meias-finais da Taça de Angola, os pupilos de José Carlos Guimarães tencionam começar a fase de Grupos com uma vitória, apesar de reconhecerem as potencialidades da turma do Eixo-viário. Sexta-feira, a primeira jornada do Grupo A fica completa quando o 1º de Agosto receber no seu reduto, a equipa do Sporting de Cabinda, desafio marcado para as 18h00.

Em virtude de ter ocupado o primeiro lugar da fase regular, os militares vão efectuar os cinco jogos no seu pavilhão.O Grupo B entra em cena apenas amanhã, com o Cduan a defrontar o Vila Estoril, às 14h00, no Anexo, a Lusíada mede forças com o Vila Clotilde, às 16h00, no 28 de Fevereiro, ao passo que o Santos defronta o Sporting de Luanda, às 16h00, no Anexo.

Ginguba feliz com sexto lugar da 1ª fase

O técnico principal do Sporting de Cabinda, Alberto de Carvalho “Ginguba”, considerou positiva a prestação do seu conjunto na fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), em que ocupou a sexta posição, com 34 pontos. Ginguba referiu, em entrevista ao Jornal dos Desportos, que ficou surpreendido com o nível de produtividade apresentado pelo seu conjunto durante a fase regular, onde em 22 jogos, venceu 12 partidas e perdeu 10. “Considero positiva a nossa prestação, porque ganhámos todas as equipas do nosso nível, com a excepção do primeiro jogo, em que perdemos com a Lusíada. Perdemos com o ASA por dois pontos de diferença, após prolongamento”, disse. Joaquim Suami, em Cabinda