Africa Basquetebol

30 março 2011

ANGOLA : Atletas de Benguela integram pré-selecção


Vladir Carlos Silvestre Gonçalves, da Casa Pessoal do Porto do Lobito, e Damba Makana Lenda, do Sporting de Benguela, integram esta manhã, os trabalhos da pré-selecção nacional de Sub-16 que projecta a sua participação no torneio da Zonal VI, a decorrer de 8 a 15 de Abril próximo, na Zâmbia, prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações (Afrobasket) de 2011, a decorrer em princípio na África do Sul.

Os atletas acima referenciados, escalaram ontem a capital do país, Luanda, e serão seguramente submetidos esta manhã aos indispensáveis exames médicos, isto no período matinal, arrancando com os trabalhos de campo no período vespertino.O seleccionador nacional, Elvino Fátima Costa Alegre Carvalho Dias, que deplora a presença dos 20 pré-seleccionados para a “operação” Zâmbia, dado ao aproximar da data do arranque do torneio zonal, vê aumentado para 14 o leque de atletas que trabalham nesta altura os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para a vertente física.

Os outros seis pré-seleccionados, designadamente, três do Grupo Desportivo da Huíla, igual número do Sporting Petróleos do Bié, chegam em princípio amanhã, quarta-feira, segundo fez saber o seleccionador nacional, Elvino Fátima Costa Alegre Carvalho Dias.“Temos informações de que os atletas da Huíla e do Bié chegam em princípio amanhã, ou o mais tardar na quinta-feira.

Estamos satisfeitos porque já poderemos contar com os préstimos dos atletas de Benguela”, asseverou o comandante dos Sub-16, que vai a busca de um dos passes de acesso a fase final do Afrobasket 2011. Entretanto, a partir de sexta-feira, dia 1 de Abril, a pré-selecção nacional começa a efectuar os jogos de controlo, com equipas juniores da capital, por formas a ganhar maior rodagem competitiva.

Eis os pré-seleccionados para a “operação” Zâmbia: 1º de Agosto – Guilhermino António Lopes, Esmael António Bargão, Fernando Alcino Samusamba Kambuando, Ramalianes Albernais da Silva, José Leonardo Kitumba Panda e Carlos Alemão Cequeira; Petro – António Paulo Congo, Adair Josemar Cafumo Carlos, Simba Paulo Pedro Bunga, Duarte Octávio Papa Vicente, João Carlos António Francisco e Garcia António Afonso Vita; Casa do Pessoal do Porto do Lobito – Vladir Carlos Silvestre Gonçalves, Sporting de Benguela – Damba Makana Lenda; Clube Desportivo da Huíla – Ladislau Jacinto Tomás King, Carlos Richarson Francisco Binda e Ivanilson Bento de Jesus Fontura; Sporting Petróleos do Bié – Mousa João Severino, Moisés Gabriel César e José Arnaldo Gonçalves Manuel.

D´Agosto arrecada Usd 10 mil
da fase regular do BAI BAsket

O 1º de Agosto embolsou em Kwanza um valor equivalente a 10 mil dólares norte-americanos, mercê da primeira posição na fase regular do 33º campeonato nacional de basquetebol sénior masculino. O dinheiro, cuja atribuição vai já na quarta época, é uma oferta do patrocinador da prova, o Banco Africano de Investimento (BAI), que nesta fase cabe apenas ao vencedor.

Numa das suas etapas iniciais mais difíceis de campeonato nos últimos três anos, os “militares” do Rio Seco superaram o segundo classificado (Recreativo do Libolo) somente no “cesto average”, mas ainda assim garantiram, além dos valores, a realização de todos os jogos da fase de grupos no seu território.

Em 22 jogos, os campeões nacionais totalizaram 42 pontos, 2.333 cestos convertidos e 1.516 sofridos, ao passo que os representantes do Kwanza Sul somaram 42 pontos, marcaram 2.153 e sofreram 1.476. O Petro de Luanda, com 37 pontos e um jogo por realizar, garantiu a terceira posição com 2.025 pontos concretizados e 1.371 consentidos, seguido do Interclube (39 pontos, 2.027 marcados e 1.575 sofridos), ASA (5º, 36 pontos, 1.920 convertidos e 1.687 sofridos) e Sporting de Cabinda (6º com 34 pontos, 1.613 marcados, 1.553 consentidos e um jogo por realizar), constituindo a série A da fase de grupos que inicia esta quinta-feira.

Já as restantes seis equipas, que integram o grupo B, tiveram uma primeira fase menos regular, com algumas faltas de comparência à mistura, não conseguindo evitar as desconfortáveis e habituais posições do 7º ao 12º, que lhes retira a possibilidade de disputar o título da maior prova da “bola ao cesto” no país.

Assim, o CDUAN, Universidade Lusíada, Santos FC, Sporting de Luanda, Vila Clotilde e Vila Estoril (na ordem classificativa entre o 7º e 12º) deverão se esforçar para que na terceira e última fase do campeonato possam ocupar duas das quatro vagas no Grupo B, juntamente com outros dois que descerão da Série A. A última fase da prova terá três séries de quatro equipas cada (A, B e C), estando os primeiros habilitados a “discutir” o troféu, os segundos lutarão do 5º ao 8º e os terceiros pelas posições seguintes (9º ao 12º). O vencedor recebe 15 mil dólares.