Africa Basquetebol

07 maio 2010

ANGOLA : 1º de Agosto e Libolo podem carimbar hoje o passe para a final da Taça

Depois de ter baqueado no confronto da primeira "mão", frente ao Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, na última terça-feira, por 96-85, o Atlético Petróleos de Luanda vai procurar na partida de logo, agendada para às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, em Luanda, vergar a formação da vila de Calulo e forçar deste modo, uma finalíssima, para se encontrar um dos finalistas da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos.

Os petrolíferos da capital que na primeira-"mão" realizaram uma partida descolorida, estão dispostos em apagar a péssima imagem deixada no confronto da última terça-feira. A turma da Eixo-viário vê-se na obrigação de derrotar o representante da província do Kwanza Sul sob pena de ficar afastada da final da XXXII edição da segunda maior competição a nível da "bola ao cesto".

Digerido que está a derrota da última terça-feira, os pupilos de Alberto Babo, português ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, estão dispostos e darem a volta ao resultado negativo da primeira-"mão". Em declarações a imprensa o técnico luso, que na presente temporada somou já quatro derrotas frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, afirmou que pretende inverter o quatro de resultados negativos, pelo que, tudo fará para neutralizar as acções dos libolenses.

"Se quisermos ultrapassar o nosso adversário teremos que nos empenhar mais", alertou o comandante dos petrolíferos da capital, que tenciona atingir à final da trigésima segunda edição da Taça de Angola. Por sua vez, o Recreativo do Libolo que se encontra em vantagem na eliminatória, mercê do triunfo da primeira-"mão", por 96-85, quer arrumar a questão hoje, alcançando mais um triunfo, que acontecer lhes permitirá estar pela primeira vez numa final da Taça de Angola.

Raul Duarte, técnico angolano ao serviço do Libolo, tem o seu grupo preparado, onde se destacam os extremos bases Carlos Morais e Olímpio Cipriano, o base Domingos Bonifácio, os postes Leonel Paulo e Reggie Moore, atletas que tem sido de facto as verdadeiras vedetas da sua equipa. Aguarda-se no entanto, por uma partida bastante equilibrada, a julgar pelo nível das duas equipas que são quase equiparadas. Entretanto, em caso de vitória do Atlético Petróleos de Luanda recorrer-se-á a uma finalíssima para se encontrar o vencedor da eliminatória.

1º de Agosto pode confirmar
passagem para à final da Taça

Na outra meia-final, a formação do 1º de Agosto, detentor do ceptro, poderá confirmar passagem a mais uma final da Taça de Angola, depois de ter derrotado, na última terça-feira, no seu reduto, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 109-94. Apesar dos militares serem os favoritos a mais um triunfo, a turma aviadora a jogar no Pavilhão Anexo número dois vai procurar dificultar ao máximo as pretensões da equipa Rubro e Negra, que está disposta a arrebatar todas as competições em que estão envolvidas, a semelhança da época transacta.

Já com a integração do poste cabo-verdiano que era dado como inapto nesta ponta final da temporã em virtude da grave lesão que sofreu no joelho esquerdo, tendo sido operado com sucesso, os militares vão seguramente vergar logo mais os aviadores, de Carlos António Dinis, que no prélio da primeira-"mão"queixou-se da arbitragem. MC