Africa Basquetebol

15 dezembro 2007

Taça dos Campeões: 1ºde Agosto supera rival angolano na prova continental

Ao vencer esta noite o Interclube por 55-46, o 1º de Agosto superou o principal obstáculo na primeira fase da Taça dos Clubes Campeões de África que o pais alberga desde quinta-feira.

O encontro disputado no pavilhão do Tafe contou para segunda jornada da prova.

Sem praticar um basquetebol de alto nível, como era esperado, dada as contratações do português Francisco Jordão e dos cabo-verdianos, Rodrigo Mascarenhas e Marques Houtmam, todos destaques das selecções dos seus países, os militares jogaram o suficiente para conquistarem os dois pontos na estreia.

O Interclube entrou melhor na partida, conseguiu anular as principais unidades do adversário e venceu o primeiro quarto por 15-11. Os rubro-negros, por sua vez, começaram o desafio a meio gás mostrando falta de ritmo competitivo.

Diante deste cenário, o técnico militar Jaime Covilhã efectuou várias mexidas no cinco inicial deixando Miguel Lutonda, que havia substituído Armando Costa nos últimos minutos do primeiro quarto, entrar de inicio no segundo.

Esta alteração permitiu a equipa militar “confundir” a marcação do adversário já que além do veterano base, autor do único triplo da formação do 1º de Agosto, encontravam-se no campo Rodrigo Mascarenhas, Kikas Gomes e Francisco Jordão, atletas da mesma posicao, mas que podem exercer outras funcoes com base nas circunstancias do jogo. O Interclube ficou baralhado e permitiu e sofreu vários pontos seguidos, perdendo o período por 21-06, fixando o resultado ao intervalo em 31-21 a favor dos militares, apesar do inconformismo de José Nascimento marcador de oito pontos.

A segunda parte começou da mesma forma que a primeira com o Interclube agressivo ofensivamente reduzindo para cinco a desvantagem de dez pontos trazida ao intervalo. Mas pouco durou este momento dos polícias já que os militares imprimiram uma velocidade no seu jogo e reassumiram o controlo da partida, Cipriano com seis pontos, dos quais dois afundancos, “apareceu” no jogo depois de uma primeira parte discreta.

A inspiração de Kikas Gomes e Cipriano contagiou os colegas que no terceiro quarto melhoraram no capitulo ofensivo e mantiveram o bom nível defensivo obrigando os policias a esgotar o tempo de posse bola.

No úultimo quarto os pupilos de Jaime Covilhã limitaram-se a gerir a vantagem de 16 pontos que traziam do terceiro período. O Interclube ainda tentou recuperar, mas conseguiu apenas reduzir nove pontos ate ao final do encontro (55-46).

O 1º de Agosto venceu o desafio, mas não esteve muito bem, principalmente nos lançamentos dos três pontos onde converteu apenas um em 17 tentados, já o Inter esteve melhor neste capitulo marcando cinco em 18.

Com arbitragem do Moçambicano Abreu Muhima e do ivoiriense Beny Cisse as equipas alinharam da seguinte forma:

Interclube: Helder Domingos (02), Simao Santos (00), Simao Panzo (11), Euclides Camacho (00), Jose Nascimento (08), Michel Santos (02), Jorge Tati (06), Nivaldo Nsumbo (04), Vicente Neto (07), Adilson Camara (00), Lifetu Selengue (04), Fabrice Mokoteemapa (02).

Treinador : Manuel de Sousa

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (00), Armando Costa (04), Marques Houtmam (00), Olimpio Cipriano (12), Kikas Gomes (12), Felizardo Ambrosio (07), Vlademir Ricardino (00), Francisco Jordao (02), Abdel Bouckar (04), Carlos Almeida (03), Miguel Lutonda (06), Rodrigo Mascarenhas (05).

Treinador: Jaime Covilhã