Africa Basquetebol

15 dezembro 2007

MOÇAMBIQUE : Taça dos Campeões Africanos em Basquetebol : Ferroviário derrapa na estreia

O FERROVIÁRIO da Beira teve uma estreia desastrosa na Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, em seniores masculinos, ao perder diante do ABC da Costa do Marfim, por 22-89, em partida do Grupo “B”. Os “locomotivas” denotaram muito nervosismo ao longo de toda a partida, próprio de quem não está habituado a estas andanças. No final da primeira parte, o representante moçambicano tinha marcado apenas oito pontos, marca inaceitável a este nível competitivo.

Foi uma entrada muito pouco auspiciosa dos “locomotivas” que na jornada inaugural deixaram uma má imagem ao “povo” da província angolana do Huambo e que não dignificou em nada as cores nacionais.

No entanto, o facto de a organização ter cometido falhas em relação à marcação deste jogo terá contribuído para a má exibição da equipa moçambicana. É que na quinta-feira havia indicações de que o jogo seria frente ao Niger Potters, cujo início estava previsto para as 15.00 horas, mas a equipa nigeriana, que só ontem chegou a Angola, não apareceu no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem. Houve então indicação de que a partida se realizaria às 17.00 horas, o que acabou não acontecendo, pelo mesmo motivo. Foi quando por volta das 17.30 horas apareceu um membro da FIBA a comunicar que o jogo seria frente ao ABC da Costa do Marfim, e não com o Niger Potters como estava previsto, contratempos que poderão ter afectado psicologicamente a equipa moçambicana, mas que, no entanto, não chegam para desculpar tal desaire. Contudo, a derrapagem da “locomotiva” pode ser emendada hoje quando defrontarem o Niger Potters.

Refira-se, que o Stade Malien do Mali, aquele que deveria ser o adversário do ABC também chegou tarde ao local dos jogos (Huambo).

Entretanto, em desafio a contar para o mesma série, o Petro de Luanda começou da melhor forma a defesa do título, após bater o BC Onatra da República Democrática do Congo, por 85-52.

No Grupo “A”, o Interclube, a jogar no pavilhão do Tafe, em Cabinda, venceu a sua congénere do APR do Ruanda, por 77-53, na primeira jornada. Numa partida tecnicamente pobre, o clube angolano não teve grandes dificuldades para impor o seu jogo ao adversário, sendo que esteve sempre à frente no marcador. Ao intervalo, o Interclube já vencia por 40-33.