Africa Basquetebol

28 agosto 2007

CABO VERDE : "Bravos Guerreiros" recebidos em euforia no Aeroporto da Praia


Algumas dezenas de pessoas - envergando t-shirts, onde se podia ler "Cabo Verde, nôs orgulho" e agitando bandeiras nacionais - receberam, ao início da tarde de hoje, no Aeroporto da Praia, os jogadores e a equipa técnica da selecção nacional sénior masculina de basquetebol. Os "bravos guerreiros" chegaram "ansiosos" para partilhar com os cabo-verdianos a conquista da medalha de bronze no Campeonato Africano de Basquetebol, que aconteceu em Angola.


Mané Trovoada, o selecccionador, ainda na zona de recepção das bagagens, afirmou ao "asemanaonline" que os segredos da vitória foram a "humildade, o querer, a força de vontade e o acreditar".

O seleccionador contou que, quando o avião da TAAG (cedido especialmente pelo Ministério dos Transportes de Angola) se começou a aproximar da Praia, sentiu "uma ansiedade muito grande". "Senti uma ansiedade muito grande de poder partilhar com o nosso público este feito histórico", declarou.

Moisés Évora, enviado especial da RCV, e único jornalista cabo-verdiano a cobrir o evento em Angola, foi o primeiro elemento da comitiva a sair para o lounge do aeroporto. Foi recebido com alguns "vivas" e muitos abraços, havendo quem se aproximasse dele para o felicitar "pela excelente cobertura".


Os jogadores, entretanto, estavam desejosos de poder juntar-se à família e aos fãs que esperavam do outro lado da porta das "chegadas internacionais" do ADP. Vitocas, não aguentando a emoção, não esperou a bagagem chegar e acabou por vir à porta espreitar a pequena multidão que se foi juntando para festejar o terceiro lugar da selecção no AfroBasktet 2007. Um dos fãs entregou-lhe de imediato uma bola de basquete para autografar enquanto os outros pululavam de alegria e davam gritinhos de vitória. O jogador, que trazia ao peito a medalha, era todo sorrisos.


Reunidas as bagagens de toda a selecção, e depois de uma foto de família, os jogadores entraram na área onde estavam os fãs e a euforia tomou conta do lugar. Muitos abraços e beijos se partilharam entre os "bravos guerreiros" e os familiares e público que os aguardava.


Logo depois, a equipa entrou num veículo improvisado que a está a transportar num cortejo pela capital cabo-verdiana, ao som da música "só sabi na Praia" e de muitos "vivas Cabo Verde".


A festa vai continuar pelo dia de hoje e amanhã, culminando com a condecoração do Presidente da República, numa cerimónia que vai decorrer no Palácio do Plateau.



No entanto, Mané Trovoada, que a esta hora desfila com os seus pupilos pelas ruas da Praia, garante que a "festa vai durar muitos mais dias". "Vamos poder celebrar, por algum tempo, com a nossa família e o público, este trabalho meritório que fizemos".

RVS

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home