Africa Basquetebol

29 agosto 2007

CABO VERDE : "Bravos guerreiros" em festa pela Cidade da Praia

Foi uma festa "bedju" a que aconteceu hoje na Cidade da Praia para receber os "bravos guerreiros", incluindo um desfile pelas principais artérias da capital e uma recepção no Pavilhão Vavá Duarte, onde discursou o Presidente da República Pedro Pires.


O ambiente era de festa pelas ruas da capital. A animação começou logo no Aeroporto, onde os jogadores da selecção nacional de basquetebol foram recebidos por centenas de fãs e um grupo de tabanka, que logo subiram para o carro de desfile para os acompanhar.

Os jogadores envergavam, orgulhosos as suas medalhas, que mostravam a todos, partilhando assim com o povo cabo-verdiano a sua conquista. Entre o Aeroporto, Fazenda, Várzea, Achada de Santo António e Váva Duarte, as bandeiras crioulas esvoaçavam, no carro que levava os jogadores, nas motas e nos carros que faziam a sua "escolta".

Vitocas, um dos veteranos da selecção, disse que "quando põe a medalha na boca, sabe-lhe a ouro". Para o jogador, foi isso que Cabo Verde conseguiu neste Afrobasket 2007.

Na chegada ao Pavilhão, foi feita a apresentação de todos os jogadores e da equipa técnica e os mais aplaudidos foram Vitocas, Rodrigo Mascarenhas, o capitão da equipa Marito Correia, Marques Houtman e o mestre dos "bravos guerreiros", Emanuel Trovoada.

Marito foi quem falou pelos seus colegas e chamou a atenção para a necessidade de se dar mais apoio ao desporto. O jogador disse ainda que "este é um grande feito não só para Cabo Verde mas também para África".

Para o secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Américo Nascimento, "Cabo Verde ganhou com humildade e querer e assim conseguiu bater grandes potências africanas". Salientou que "a meta estabelecida antes do início da prova era o sexto lugar, mas que a força e a determinação fizeram a selecção ir mais longe".

O Presidente da República, Pedro Pires, também estava feliz com o feito dos rapazes do basquete, e, em crioulo, falou "desta vitória da vontade, determinação, amor à camisola e à bandeira".

Pires agradeceu pelo "presente oferecido ao povo cabo-verdiano", povo esse que "vibrou com aquele último cesto contra o Egipto".

A festa segue nas imediações do Estádio da Várzea, com muita música e a presença dos "bravos guerreiros".