Africa Basquetebol

26 maio 2007

ANGOLA : Interclube vence Petro de Luanda e relança campeonato nacional

Atleta do Interclube (de branco) tenta ultrapassar defensor do Petro

Luanda, 26/05 - O Interclube venceu sexta-feira, no pavilhão anexo à Cidadela, o Petro de Luanda por 85-79 e relançou a competição no grupo A, do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.

De forma surpreendente, os "polícias" conseguiram infringir a primeira derrota aos "petrolíferos", campeões nacionais em título, nesta fase final da competição.

Depois da segunda vitória frente aos "militares" do 1º de Agosto, na terça-feira, tudo indicava que o Petro festejasse a revalidação do título, mas, com a derrota de sexta-feira, tudo fica adiado.

Os "petrolíferos" entraram para o recinto com o objectivo de dar mais ritmo competitivo aos atletas menos utilizados, uma vez que tinha quase garantida a revalidação do troféu.

O Interclube, que não tinha nada a perder, conseguiu equilibrar durante a primeira parte e na segunda impôs o seu ritmo ao jogo sem dar hipóteses aos pupilos de "Ginguba". Quando o Petro de Luanda "acordou" já os "polícias" tinham uma vantagem considerável (10 pontos), e até ao final conseguiram apenas reduzir para seis (85-79).

Com este resultado o Petro de Luanda soma 13 pontos na primeira posição, seguido do 1º de Agosto com 11 e Interclube com nove.

Com arbitragem de António Bernardo, David Manuel e Clésio Francisco as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (00), Luís Costa (15), Carlos Morais (10), Frederick Gentry (02), Shannon Croocks (12), Idelfonso Kiteculo (02), Francisco Horácio (00), Milton Barros (17), Francisco Jordão (16), Víctor de Carvalho (05), Domingos Bonifácio (00) e Fernando Albano (00).

Interclube: Armindo Tchipongue (09), João Neto (06), Edmundo Ventura (11), Michel Santos (10), Nivaldo Sumbo (02), Vicente Neto (09), Adilson Câmara (10), Lifetu Selengue (09), Mouhamadou Diop (00), Simão Santos (05), Hélder Domingos (00), José Santos (14).

O 1º de Agosto, que no mesmo dia venceu o ASA, volta a entrar na luta pelo título, mas para superar o campeão nacional terá que vencer os dois confrontos que o calendário lhes impõem.

Além de ter que vencer os dois confrontos com o Petro, ao 1º de Agosto está "proibido" de perder os desafios que tem de disputar contra com o ASA e Interclube.