Africa Basquetebol

09 junho 2006

MOÇAMBIQUE : Ensaia-se em Maputo sistema de três árbitros

A Bola-ao-cesto nacional vai conhecer, este fim-de-semana, uma nova experiência, universalmente já empregue, introduzida pela Federação Moçambicana da modalidade.

Trata-se da mecânica de três árbitros, que numa primeira fase será adoptada em certos jogos seleccionados da Taça Maputo.

Para o efeito, decorre já a formação teórica dos juizes ao nível da Comissão de Árbitros da capital do país, sob orientação do internacional Naftal Chongo, a residir na África do Sul, e já com experiência neste modelo de arbitragem de basquetebol, em processo de expansão em África, nomeadamente nas fases finais das competições da FIBA.

A Federação Moçambicana de Basquetebol espera que a experiência lhe permita tirar ilações e programar a implementação deste modelo em todas as províncias ao longo do próximo ano. Na fase final dos Campeonatos Nacionais de Seniores deverão estar criadas as condições para a execução deste sistema de três árbitros.

Entretanto, o Ferroviário, à semelhança do que sucedeu em femininos, foi o vencedor do Torneio de Abertura de Seniores Masculinos, beneficiando da falta de comparência averbada ao seu adversário mais directo, o Maxaquene, que se recusou defrontar os `locomotivas´ alegadamente devido à fraca iluminação no campo destes. A supremacia dos verde-e-brancos começa a ser vincada cedo, naquilo que constitui bom augúrio para os pupilos de António Azevedo e Carlos Aik, tendo em conta a sua participação nas competições continentais.

Amanhã, inicia-se a Taça Maputo em masculinos, com o encontro entre os vizinhos Maxaquene e Desportivo a polarizar as atenções, dada a tradicional rivalidade existente entre as duas casas, motivo mais que suficiente para atrair muitos amantes da modalidade ao pavilhão dos `tricolores´, a partir das 17.30 horas. Na mesma altura, no campo dos `locomotivas´, estará a principiar o Ferroviário-Costa do Sol, num jogo em que se espera que os `canarinhos´ ofereçam alguma réplica ao seu grande adversário.

A anteceder este embate, às 16.00 horas, defrontar-se-ão Académica e Conseng. Já no que diz respeito aos seniores femininos, a segunda jornada da Taça Maputo tem como pólo de atracção o duelo das princesas: ISPU-Ferroviário, no pavilhão do Estrela Vermelha, a partir das 16.30 horas, esperando-se muita afluência do público. No recinto das `tricolores´ (16.00) estarão frente-a-frente Maxaquene e Académica...

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home