Africa Basquetebol

18 fevereiro 2006

ANGOLA: Petro vence Vila Clotilde e cimenta liderança no nacional

O Petro de Luanda isolou-se na liderança do campeonato nacional de basquetebol ao vencer hoje, no pavilhão principal da Cidadela, o Vila Clotilde, por 124-43, em partida referente à quinta jornada.

Já com a integração do poste Eduardo Mingas, que não podia jogar por problemas administrativos, os petrolíferos começaram a "construir" o resultado cedo diante de uma equipa, que actuou apenas para marcar o maior número de pontos possíveis e corrigir alguns erros.

No primeiro quarto, o Petro venceu, por 28-09, no segundo por 10-34, totalizando 62-19 ao intervalo. Nos períodos seguintes, o técnico dos "tricolores", Alberto de Carvalho, fez descansar a equipa base e alinhou os menos utilizados, com destaque para os jovens com idade de júnior.

Deste modo, 31-09, 31-05 foram os resultados no terceiro e último quarto a favor dos petroliferos, fixando o score final em 124-43.

Para além do ex-atleta do Interclube Eduardo Mingas, o triplista Victor de Carvalho também estreiou-se no presente campeonato.

Com esta vitória, o Petro cimentou a liderança da prova com 10 pontos, seguido do Interclube, com sete.

No final, Alberto de Carvalho afirmou que a sua equipa está mais forte de jogo a jogo e prevê melhorias nos próximos desafios.

Destacou a atitude dos seus pupilos na partida diante do Vila, realçando que a integração de Mingas fortificou o plantel na "luta" pelo titulo em posse do 1º de Agosto.

Por sua vez, Emanuel Guimarães, treinador do Vila Clotilde, apontou a falta de identidade como base dos maus resultados alcançados na prova.

"A minha equipa ainda não se encontrou. Problemas internos estão por trás de tudo isso", salientou, acrescentando que o adversário foi um justo vencedor.