Africa Basquetebol

17 julho 2015

ANGOLA : Superar erros



Combinado nacional continua a aprimorar a componente física sem descurar os aspectos técnicos e tácticos visando o Afrobasket
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino volta a defrontar hoje, a partir das 19h00, no Palácio de Águas Vivas de Guadalajara, a similar de Espanha em sub-18, no terceiro jogo amistoso do combinado nacional, que projecta em Espanha a sua participação na 28ª edição do Campeonato Africano das Nações da Tunísia, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto do ano em curso.

Depois da Venezuela ter colocado a nu as fragilidades quer defensivas, quer ofensivas do cinco nacional, o seleccionador nacional, Moncho López, vai procurar na partida de mais logo corrigir os erros cometidos na derrota frente aos venezuelanos, por 84-54.

Apesar dos resultados nesta etapa de preparação não estarem em causa, o técnico espanhol vai aproveitar os jogos de controlo para dotar a equipa de maior rodagem competitiva, tendo em vista a conquista do Afrobasket da Tunísia, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016.

Ainda assim, as vitórias acabam sempre por motivar os jogadores, pelo que a Selecção Nacional vai tentar alcançar a segunda vitória, frente à Espanha, a quem venceu no primeiro jogo de controlo, por 79-63.

 Os níveis físicos ainda não são os desejados, de acordo com o seleccionador nacional, que acredita na melhoria das performances, antes de rumar para o palco da competição.

Os hencacampeões africanos voltam a testar no dia 25 do mês em curso, frente à congénere da Venezuela.

Com a integração de Mohamed Cissé Malick e Braúlio Morais, ambos repescados, em face do afastamento do internacional angolano, Olímpio Cipriano, tetra campeão africano, devido a lesão, Moncho López viu alargado o leque de jogadores que projectam em Espanha a fase final do Afrobasket/2015.
Já Yanick Moreira e Sílvio Sousa, ambos a militarem em universidades norte-americanas, continuam ausentes dos trabalhos da Selecção Nacional, para tristeza do técnico que pretendia ter os dois atletas na primeira semana do estágio pré-competitivo que realiza na Europa.
Yanick Moreira, poste que recentemente participou na Summer League (Liga de Verão), ao serviço do Los Angeles Clippers, não desembarcou ontem na capital do país, como inicialmente estava previsto.
Tony Sofrimento, secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, assumiu ao Jornal dos Desportos que o órgão reitor da modalidade está a encontrar dificuldades para colocar o jovem jogador no país, pelo que, vão optar em mandá-lo directamente para Espanha, local onde está montado o quartel-general da Selecção Nacional.

 A Selecção Nacional disputa a fase preliminar da 28ª edição do Afrobasket inserida no Grupo B, ao lado das selecções do Senegal, Marrocos e Moçambique. A Tunísia, país anfitrião, encabeça o Grupo A, do qual fazem parte o Uganda, Nigéria e a República Centro Africana. O Egipto, Gabão, Mali e Camarões estão no Grupo C, ao passo que  a Costa do Marfim, Cabo Verde, Argélia e Zimbabwe completam o Grupo D.