Africa Basquetebol

11 maio 2015

ANGOLA : Aníbal Moreira acredita na revalidação


Aníbal Moreira e Nacissela Maurícia festejavam em Moçambique a conquista do segundo anel continental
Fotografia: José Soares

O ex-seleccionador nacional sénior feminino de basquetebol, Aníbal Moreira, acredita que a Selecção Nacional  conquista a 24ª edição do Campeonato Africano das Nações,  Afrobasket, prova a decorrer de 24 de Setembro a 3 de Outubro do ano em curso, nos Camarões, e consequentemente, marcar pela segunda vez consecutiva a sua presença em Jogos Olímpicos, depois da estreia em 2012, na Inglaterra.
O antigo internacional angolano teceu estas considerações ontem ao Jornal dos Desportos, quando reagia ao sorteio da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto" efectuado sábado último, em Yaounde, capital dos Camarões que acolhe a competição pela primeira vez.
Dado o prestígio que a Selecção Nacional conquistou nos últimos anos, com a conquista de dois títulos africanos, em 2011 e 2013, levando o país a estar pela primeira vez numa edição de Jogos Olímpicos (Londres/2012) e um Campeonato do Mundo (Turquia/2014), Angola não se pode preocupar doravante com os seus adversários.

"Penso que a Selecção Nacional não se deve preocupar com os seus adversários por altura dos sorteios. Felizmente Angola  já é respeitada a nível do basquetebol feminino muito por conta dos dois títulos africanos que conseguimos em 2011 e 2013 para além das conquistas a nível de clubes", começou por dizer o obreiro do bicampenato africano.
 De acordo com o antigo internacional angolano, que durante vários anos capitaneou o "cinco" nacional, é imperioso que as bicampeãs africanas realizem na fase preliminar da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações jogos a doer, para que na fase seguinte apareçam mais fortalecidas e atingirem a final sem qualquer constrangimento.

"Os jogos com maior grau de dificuldades na fase preliminar é importante, porque isto permite que a Selecção Nacional encare a fase seguinte com maior naturalidade", prognosticou o ex-seleccionador nacional de seniores femininos que hoje trabalha com os masculinos, orientando a equipa sénior masculina da Marinha de Guerra.
Aníbal Moreira considera a Selecção Nacional como candidata número um à conquista do Afrobasket dos Camarões, prova que  apura o único representante do continente africano aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, competição agendada para 2016.

"Creio que as selecções de Angola e do Senegal são claramente as principais favoritas à conquista do título africano. Agora, a Selecção Nacional, bicampeão africana, aparece aqui com um ligeiro favoritismo. Com maior ou menor dificuldade creio que Angola  reconquista o título africano nos Camarões", finalizou o antigo seleccionador nacional.Angola  disputa  a fase preliminar do Afrobasket dos Camarões, inserida no Grupo B, ao lado das selecções dos Senegal, Argélia, para além dos representantes das zonas dois e três, ao passo que a quinta selecção é encontrada mediante a um Wild Card (convite).

No Grupo A estão os Camarões, país anfitrião, Moçambique, vice-campeã africana, África do Sul, Gabão, Uganda e Mali.