Africa Basquetebol

29 abril 2015

ANGOLA : Equipas afinam detalhes para a terceira jornada



Pupilos de Paulo Macedo querem alcançar a primeira vitória na fase de qualificação do Campeonato Nacional da bola ao cesto
Fotografia: Domingos Cadência
Digerido o desaire da segunda jornada, frente ao arqui-rival, o Atlético Petróleos de Luanda, com quem perdeu por 80-85, a formação do 1º de Agosto realiza hoje, no Pavilhão Victorino Cunha, o último apronto para o desafio de amanhã, diante do Recreativo do Libolo, em partida a contar para a terceira jornada da série A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket).

Depois de ter folgado na ronda inaugural, por imperativo de calendário, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas não foi capaz de neutralizar a equipa do Eixo-viário, em pleno Pavilhão Victorino Cunha, facto que  “obriga” a ganhar amanhã o actual campeão nacional em título, o Recreativo do Libolo.
Paulo Macedo, técnico principal da equipa rubro - negra, vai aproveitar o dia de hoje para definir a estratégia para suplantar amanhã, o Recreativo do Libolo, um dos líderes da série A da 37ª edição do BIC Basket, com quatro pontos, à semelhança do Atlético Petróleos de Luanda.
As perdas sistemáticas de bola, durante as partidas, são apontadas pelo técnico militar como principal factor que tem contribuído para os desaires sucessivos.
Num espaço de duas semanas, a formação do 1º de Agosto que procura resgatar o título perdido no ano passado a favor do Recreativo do Libolo, consentiu duas derrotas frente aos mais directos perseguidores do título nacional. Depois de perderem a final da Taça de Angola para os libolenses, os militares voltaram a consentir novo desaire, desta vez, diante do Atlético Petróleos de Luanda, para a segunda jornada da série A.
Os últimos quartos têm sido fatais para a equipa rubro - negra, daí que, Paulo Macedo vai procurar  trabalhar a componente psicológica, para que os “apagões” não continuem a tomar conta da equipa que entrou para a fase de qualificação com um ponto de bonificação, em virtude de ter vencido a fase de grupos.
 Apesar do apuramento às meias-finais dos play-off não estar em causa, a formação do 1º de Agosto quer evitar ao máximo o confronto nessa fase com o Recreativo do Libolo ou Atlético Petróleos de Luanda.
A partida de amanhã  reveste-se  de capital importância para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Entretanto, após a disputa das duas jornadas, petrolíferos e libolenses continuam invictos, lideram por isso, a série A da 37ª edição do BIC Basket, ambos com quatro pontos, contra dois do 1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA) ocupa a cauda da tabela classificativa, com um ponto.
Em duas partidas, o Recreativo do Libolo marcou 180 pontos, o que representa uma média de  90 pontos por cada desafio e,sofreu 153 pontos, obtendo uma média de 76,5 pontos por cada partida.
Já os petrolíferos da capital marcaram 185 pontos (92,5 pontos média) e sofreu 160 (80).
A entrada da terceira jornada,  Recreativo do Libolo e Atlético Petróleos de Luanda partilham a primeira posição, ambos com quatro pontos, seguidos do 1º de Agosto e Interclube, com dois pontos cada. Atlético Sport Aviação (ASA) é o lanterna vermelha, com um ponto.

Cartaz da terceira jornada: 1º de Agosto-Libolo e ASA-Interclube. Folga por imperativo de calendário os petrolíferos da capital.