Africa Basquetebol

12 abril 2015

ANGOLA : Equilíbrio marca fase de grupos



Das chamadas equipas grandes a rubro e negra é a que menos derrota tem nesta altura no BIC Basket
Fotografia: Paulo Mulaza
A fase de grupos da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos encerrou ontem, com a disputa da última jornada da competição, onde o equilíbrio acabou por ser a nota dominante.

A quebra do ciclo de vitórias das formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda marcou sem sombras de dúvidas a dupla jornada do final de semana.

Os militares foram vergados pelo Recreativo do Libolo na última sexta-feira, no Pavilhão Dream Space, em Viana, por 97-92, ao passo que os petrolíferos da capital foram derrotados por 83-114, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, diante do Grupo Desportivo Interclube.
Concluída que está a fase de grupos, a luta pelo ceptro nacional vai seguramente sair do quarteto formado pelo Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube.
Aliás, estas equipas durante a fase de grupos mostraram capacidade competitiva acima da média, perspectivando-se uma fase crucial do BIC Basket bastante renhida.
Depois de ter realizado uma campanha menos conseguida, fundamentalmente, na fase regular, muito em função da onda de lesões que assolavam as suas principais estrelas, com realce para Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, Olímpio Cipriano e Braúlio Morais, o Recreativo do Libolo começa a justificar o estatuto de campeão nacional.
A formação do 1º de Agosto é sem sombras de dúvidas a equipa que tem mostrado uma certa regularidade na presente época desportiva, onde a meta passa pela conquista do troféu que se encontra em posse dos libolenses.
Das chamadas equipas grandes, a equipa rubra e negra é a que menos derrotas tem nesta altura no BIC Basket (duas).

A fase final da 37ª edição do BIC Basket arranca a 16 do mês em curso. Esta etapa da prova vai ser subdividida em dois momentos, a Final Four e os Play-offs.De acordo com o calendário, a edição 37 do BIC Basket termina a 06 de Junho.Terminada que está a fase de grupos, as formações do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo começam a projectar a partir de amanhã, a final da 27ª edição da Taça de Angola, prova marcada para o dia 18 do mês em curso, no Pavilhão Principal da Cidadela, partida que vai servir de ajuste de contas.