Africa Basquetebol

27 janeiro 2015

ANGOLA : 1º de Agosto supera concorrentes



Em termos ofensivos a equipa rubro e negra é superada pelos petrolíferos da capital
Fotografia: José Soares
À entrada da terceira jornada da segunda volta da fase regular da 37.ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, agora designado BIC Basket, a equipa do 1.º de Agosto detém   a melhor defesa da prova, superando os seus principais concorrentes ao título, Atlético Petróleos de Luanda e Recreativo do Libolo.
Com 12 partidas disputadas, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas conseguiu onze triunfos, tendo averbado apenas uma derrota. A equipa rubro e negra sofreu 762 pontos, o que representa uma média de 63,5 pontos por desafio. A dupla vitória conseguida no última final de semana contribuiu sem sombra de dúvidas para a melhoria da performance defensiva da equipa às ordens do técnico Paulo Macedo, antigo internacional angolano.
Os militares anotaram já 1052 pontos, uma média de 87,6 pontos por  desafio. O Atlético Petróleos de Luanda, conjunto que continua a surpreender tudo e todos, detém a segunda melhor defesa. Em 12 jogos, os petrolíferos da capital marcaram 920 pontos, dando uma média de 76,6 pontos por encontro.
Já em termos ofensivos, o domínio continua a pertencer à equipa do Eixo-viário, liderada pelo quarteto composto por Leonel Paulo, Roberto Fortes, Emanuel Quezada e Joson Cain. À entrada da terceira jornada da segunda volta da fase regular do BIC Basket, o Atlético Petróleos de Luanda anotou já 1165 pontos, o que perfez uma média de 97 pontos por partida.
O Recreativo do Libolo, conjunto que enfrenta uma crise de resultados, ocupa o segundo lugar, com uma média 89 pontos por desafio, resultante dos 801 pontos anotados até aqui, ao passo que os militares estão no terceiro posto, com uma média de 87,6. Com menos três partidas, os campeões nacionais sofreram 739 pontos, o que representa uma média de 82,1 pontos, sendo por isso a defesa mais vulnerável das chamadas equipas grandes, designadamente, Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto.

PROGRESSO SURPREENDE 
A competir pelo segundo ano consecutivo no Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, a formação do Progresso Associação Sambizanga tem surpreendido pela positiva. Sétimo colocado da tabela classificativa do BIC Basket, com 12 pontos, é a terceira melhor defesa da prova, superando inclusive a formação do Recreativo do Libolo, campeão nacional em título.
Em nove partidas, a equipa do Progresso sofreu 703 pontos, dando uma média de 78 pontos por  encontro. Ofensivamente, a equipa tem uma média de 64,5 pontos, fruto dos 581 pontos anotados até aqui. Entretanto, o Sporting de Benguela tem a pior defesa da prova, com 1035 pontos sofridos, representando uma média de 86 pontos por desafio. 1.º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda partilham a liderança do BIC Basket, ambos com 23 pontos.

BIC Basket
Libolo quer acabar com crise de resultados

A formação do Recreativo do Libolo quer terminar a onda de maus resultados   na 37.ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, onde já somou três derrotas. Num espaço de duas semanas, os petrolíferos da capital que vão dando sinais de estarem na corrida ao título da edição  37 do "nacional", agudizaram a crise do Recreativo do Libolo, que voltou a levar chapa cem (104-70), desta para a segunda jornada da aludida competição.
O curto interregno que a prova sofreu não foi suficiente para o técnico Norberto Alves recuperar a sua rapaziada que, segundo diz, está com desgaste físico, em face do elevado número de jogos disputados (Zonal e Taça dos Clubes Campeões). Ainda ressentidos com o desaire do último sábado, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, com quem perderam por 70-104, o representante da vila de Calulo já começou a preparar com todos os cuidados a dupla jornada do fim-de-semana.
O poste Eduardo Mingas, que falhou o desafio de sábado, por lesão, já reintegrou o grupo de trabalho. Entretanto, Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Braúlio Morais podem estrear-se este final de semana no BIC Basket, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte próxima do clube.
Os campeões nacionais defrontam, na sexta-feira, a formação da Universidade Lusíada, e no sábado  viajam para o Pavilhão Victorino Cunha, a fim de enfrentar o 1.º de Agosto, um dos líderes da prova.
M.C