Africa Basquetebol

18 novembro 2014

ANGOLA : Interclube e 1º de Agosto viram baterias para Tunísia



Equipa adstrita à polícia vai em busca do seu quarto título africano e as militares vão à procura do seu segundo anel continental
Fotografia: Paulo Mulaza
As formações seniores femininas de basquetebol do Grupo Desportivo Interclube e do 1º de Agosto começam a partir de hoje a projectar a fase final da XX edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova a decorrer de 28 deste mês a 07 de Dezembro em Sfax, Tunísia.
Depois de terem regressado ontem à capital do país, provenientes de Maputo, onde carimbaram o passaporte para a fase final da "Liga Africana", polícias e militares começam a traçar esta manhã as estratégias para abordarem com maior dignidade a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Manuel Sousa "Necas", antigo internacional angolano, chamado para dirigir a equipa adstrita à Polícia Nacional, tem a missão difícil de lutar pela manutenção do título africano conquistado em 2013, em Meknes, Marrocos. A pouco menos de uma semana e meia do arranque da competição, polícias e militares vão procurar acelerar os trabalhos de preparação.
Transições rápidas defesa ataque, assim como o aprimoramento dos aspectos técnicos e tácticos vão dominar os dias que antecedem o início da competição. A equipa militar, sob a batuta do técnico Jaime Covilhã, vai à Tunísia com o propósito de conquistar o seu primeiro anel continental, segundo para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas. Antes da partida para o local da competição, as embaixadoras angolanas podem realizar jogos de controlo.

Para a competição feminina estão apuradas as formações do Golfinhos e First Bank da Nigéria, INJS Camarões, INSS da República Democrática do Congo, USIU Chamas KPA do Quénia, US Beau Bassin Maurícias e a equipa anfitriã Clube Sfaxien. A edição 19 da Taça dos Clubes Campeões Africanos foi disputada em 2013, em Meknes, Marrocos, e o título africano foi ganho pelo Interclube, formação que conta já com três títulos conquistados.

Doze clubes de sete países ganharam a medalha de ouro nesta competição: Bopp do Dakar UC (3) e AS do Senegal (1), Interclube (3) e 1º de Agosto (1) Maxaquene (1), Académica (1), Desportivo (2) e Liga Muçulmana (1) de Moçambique, Tourbillon (2) da República Democrática do Congo, Djoliba AC (1), First Bank (2) e do Estádio da Tunísia (1). Em masculinos, a prova vai decorrer de 13 a 21 de Dezembro próximo, em princípio na Tunísia.

NACIONAL
1º de Agosto prepara estreia no BIC Basket

Depois de ter assegurado o passe de acesso à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a equipa sénior masculina do 1º de Agosto vai visitar esta sexta-feira, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, desafio que marca o regresso do conjunto lobitanga ao convívio dos grandes.
Apesar de ter regressado ontem de Maputo, Moçambique, onde esteve a competir do Zonal VI, o técnico Paulo Macedo não poupou os seus pupilos e começa já hoje a projectar a partida de estreia no BIC Basket, frente a modesta equipa da Casa do Pessoal do Porto do Lobito. Moralizados com a conquista do Zonal de Maputo, os militares se apresentam claramente como principais favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.
A primeira jornada reserva ainda as partidas Atlético Sport Aviação (ASA)-Grupo Desportivo Interclube, Universidade Lusíada-Sporting de Benguela, Futebol Clube Vila Clotilde-Atlético Petróleos de Luanda e Recretivo do Libolo-Progresso Associação Sambizanga. A incorporação dos play-offs constitui a principal novidade da prova que arranca a 21 do mês em curso, com o termo previsto para o mês de Maio de 2015.

A 37ª edição do BIC Basket vai ser disputado em duas fases. A fase regular e a fase final. A fase regular será disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas, seguindo-se a fase final que terá a fase de grupos, fase de qualificação e a fase dos play-offs. Farão parte da fase de grupos as dez equipas que disputarem a fase regular divididos em dois grupos (A e B). 

O grupo A vai ser constituído pelas as seis primeiras equipas da fase regular que disputarão entre si, no sistema de todos contra todos a uma volta. A equipa vencedora deste grupo apurar-se-á para a fase de qualificação encabeçando a série A, beneficiando de um ponto de bonificação.

As quatro equipas melhor classificadas da Série A disputarão o play- offs, beneficiando de um prémio no valor de  um milhão de Kwanzas pela qualificação. Competirão no sistema de eliminatórias o 1º com o 4º Classificado, e o 2º com o 3º Classificado, jogando as meias-finais a melhor de cinco (5) jogos. As equipas vencedoras jogarão a final a melhor de sete.  
 M.C