Africa Basquetebol

30 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : Maputo capital da Zona VI



AS melhores equipas de basquetebol de África da Zona VI disputam, na capital do país, de 8 a 15 de Novembro próximo, a Taça dos Campeões em seniores masculinos e femininos.
A prova, que serve para apurar duas equipas em masculinos e femininos para a fase final da Taça dos Campeões Africanos, decorre, como tem sido hábito, na cidade de Maputo, e terá em princípio como palco o Pavilhão do Maxaquene, a cadetral da bola-ao-cesto.
O país será representado por quatro equipas, repartidas em masculinos e femininos.
O campeão, Ferroviário de Maputo, e o vice-campeão, Ferroviário da Beira, defenderão as cores nacionais. Já em femininos o Ferroviário de Maputo, em substituição da extinta Liga, e A Politécnica serão os representantes.
As referidas formações moçambicanas terão como opositores de maior relevo as equipas angolanas, que normalmente têm arrebatado os dois lugares em aberto para a fase final em masculinos, sendo que o 1.° de Agosto, Petro de Luanda e Recreativo de Libolo devem ser os representantes, enquanto em femininos o 1° de Agosto e Inter de Luanda serão, em princípio, os opositores. 
Refira-se que em femininos os conjuntos nacionais têm se batido energicamente com as oponentes angolanas pelos dois lugares na fase final.  
Além das equipas nacionais e angolanas, darão corpo à prova as formações do Zimbabwe, África do Sul, Zâmbia, Lesotho e Botswana.