Africa Basquetebol

21 julho 2014

ANGOLA : Faculdade de Ciências Sociais arrebata troféu do "Universitário"



Faculdade de Ciências Sociais somou o quarto título no campeonato universitário após forte equilíbrio na partida com o Upra
Fotografia: José Soares
A Faculdade de Ciências Sociais conquistou o título da 19ª edição do Campeonato Universitário de basquetebol sénior masculino ao vencer, ontem a tarde, no pavilhão Vitorino Cunha, por 64-57, a sua similar da Universidade Privada de Angola (Upra), em partida referente a final da competição.
Diante de cerca de duas centenas de adeptos, as duas equipas proporcionaram um excelente espectáculo, no qual o equilíbrio ficou patente desde os minutos iniciais.

Porém algumas assimetrias em termos técnicos com maior pendor para os estudantes de ciências sociais, às ordens do técnico Alberto Dala, foi fundamental para que estudantes da instituição privada vissem coarctado o desejo de obter o terceiro título.

O seu sistema táctico da Upra criava grandes complicações as nuances defensivas do adversário. No entanto, em função do maior número de alternativas na posição 3-4, o técnico da Faculdade de Ciências Sociais conseguiu vencer o primeiro quarto por três pontos (16-13).

Com maior ousadia em termos ofensivos no segundo quarto, a Universidade independente deu consistência ao seu jogo defensivo e colocou o adversário na posição subalterna com a vantagem de três pontos a seu favor (30-27), muito por conta da eficácia na penetração dos extremos postes e a fraca coesão do adversário em termos tácticos.

Regressados do intervalo, ambas formações evidenciaram determinação, numa clara alusão de que qualquer uma delas esteve a altura de levar de vencida a contenda, daí que os estudantes de ciências sociais passaram a apostar nas investidas individuais, em que teve relevância o extremo poste Mohamed Cisse, cestinha da partida com 25 pontos, cujo desempenho acima da média foi de grande influência.

Com a vantagem de sete pontos no terceiro período (48-41), os sociólogos só precisaram de gerir o quarto derradeiro, uma vez que os estudantes da Upra passaram a olhar para o placard com maior frequência, com os nervos em franja, razão pela qual os índices de produção conheceram o maior défice no jogo que terminou com a consagração da Faculdade de Ciências Sociais com os favoráveis 64-57.

Uma hora antes, a Universidade Lusíada (Ula), detentora de cinco títulos (entre os quais a da última edição), bateu a congénere do Universidade Independente de Angola (Unia) por 70-65 e garantiu o terceiro lugar.