Africa Basquetebol

12 maio 2014

ANGOLA : Norberto Alves está mais optimista



O técnico afirmou que a equipa do Recreativo do Libolo atravessa boa forma desportiva para conquistar o campeonato nacional e salientou que vai continuar a encarar todos os jogos com a mesma humildade e com um único objectivo, ganhar todos os encontros ne
Fotografia: Jornal dos Desportos
"O Recreativo de Libolo tem todas as condições criadas para suportar a pressão até à etapa final do campeonato nacional." As palavras são do treinador Norberto Alves, após a vitória da sua equipa sobre o 1º de Agosto, por 87-73, na primeira jornada da terceira volta do BAI Basket'2014, disputado no último sábado, no Dream Space. O técnico afirmou que a equipa atravessa boa forma desportiva para conquistar o campeonato nacional.

Norberto Alves salientou que vai continuar a encarar todos os jogos com a mesma humildade e com o único objectivo: ganhar todos os encontros nesta fase final. Uma questão incomoda o treinador: "o jogo complicado diante do Petro de Luanda", na próxima jornada.Com a vitória, o Recreativo do Libolo reforçou a liderança na fase final do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, ao totalizar 13 pontos. No primeiro quarto, as duas agremiações entraram bastante nervosas,  no qual o equilíbrio foi a tónica do período que saiu a favor do Libolo, por 22-20.
Face ao resultado da primeira etapa, os pupilos de Norberto Alves entraram no segundo período mais confiantes e conseguiram manter a vantagem diante do adversário por seis pontos de diferença (44-38), resultado que ficou até ao intervalo. No reatamento do jogo, apesar da confiança dos donos da casa, os visitantes conseguiram ainda aos seis minutos do terceiro quarto ficar por dois minutos à frente do marcador (46-48), mas,  depois de um empate a poucos minutos do fim do quarto, os anfitriões voltaram a dominar e restauraram novamente a vantagem do período, por 66-52.

No último período, Paulo Macedo refrescou alguns dos seus pupilos de modo a poderem contrariar o jogo,  já que ainda estava tudo em aberto.Do lado do Libolo, Norberto Alves saiu na última etapa com  Olímpio Cipriano, Mingas, Eric Coleman, Carlos Morais e Meses Sonko, que garantiram a eficácia do líder da “final four” do Bai Basket, por 87-73. A partida teve como árbitros, Carlos Júlio, António Bernardo e Mbunga Pedro.Com este resultado, o Recreativo do Libolo soma 13 pontos, enquanto o 1º de Agosto com 11 mantém a segunda posição.Eduardo Mingas  do Libolo, com 19 pontos e Reggie Moore, 1º de Agosto, com 18, foram os melhores marcadores.

1º AGOSTO  -  Paulo Macedo assume fracasso
O técnico do 1º de Agosto, Paulo Macedo, assumiu o mau momento que a sua equipa está a passar na fase crucial da “Final Four” do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol (Bai Basket). Em declarações à imprensa no final da partida da primeira jornada da terceira volta, Paulo Macedo disse que depois das duas derrotas não conseguiu recuperar o plantel.O também seleccionador nacional salientou que, apesar de ter perdido mais uma vez com o Libolo, mantém o bom nome da agremiação até à última jornada.Em relação ao próximo jogo frente ao Interclube, Paulo Macedo frisou que a equipa vai encarar com toda a  responsabilidade, vencer o adversário e continuar com os objectivos do clube.