CABO VERDE : Basquetebol feminino volta ao activo em Santiago-Sul
Em Santiago-Sul o basquetebol sénior masculino entra em acção este sábado, 15, com o jogo da Super Taça, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte. Frente a frente vão estar o campeão regional Seven Stars e o vice-campeão da época passada, ABC. No escalão sub-18, outro duelo, entre a campeã Amibasket e a vice-campeã Novos Guerreiros. Mas a grande novidade desta época é o regresso do basquetebol feminino às competições, após estar três anos ausente das quadras da capital.
Uma semana depois da Super Taça, arranca o campeonato em seniores masculinos. Sete equipas disputam o título de campeão regional: ABC, Bairro, Seven Stars, Prédio, Delta, Nhutalense e Barros. Tal como no ano passado, o calendário para esta época é ambicioso. Além destas duas provas, a Associação Regional de Basquetebol de Santiago-Sul (ARBSS) já agendou campeonatos para os escalões de formação – sub 14, sub-16, sub-18 – e a Taça do Município da Praia, no mês de Maio. Na forja está também mais formação para árbitros, treinadores, dirigentes e jovens atletas. André Delgado, presidente da ARBSS, diz que os clubes estão “bastante animados” com o programa para esta época . Está quase tudo a postos, falta apenas concluir o processo de inscrição dos atletas, o que deverá acontecer o mais tardar até esta sexta-feira,14. É que neste momento todos correm contra o tempo perdido. A época devia ter começado há dois meses, em Dezembro, assinala Delgado.O campeonato sénior masculino, que terá como palco o habitual Gimnodesportivo “Vavá Duarte”, adoptou o sistema “todos contra todos”, a duas voltas. Os quatro primeiros classificados da fase regular ficam apurados para as meias-finais, que acontecerá em três jogos. Os dois primeiros classificados disputam a final, em cinco partidas. Quem vencer a maioria dos jogos sagra-se campeão e conquista o direito de representar Santiago-Sul no campeonato nacional.
Basquetebol feminino regressa ao activo
Após três anos de ausência, o basquetebol feminino volta ao activo em Santiago-Sul. Quatro equipas disputam esta época o campeonato regional, para júbilo de adeptos e praticantes da modalidade. A Associação Regional de Basquetebol de Santiago-Sul (ARBSS) também está orgulhosa deste feito.Seven Stars, Amibasket, Bairro e uma selecção dos Órgãos atenderam ao apelo da ARBSS para quebrar o longo jejum. Augura-se a ressurreição do basquetebol feminino em Santiago-Sul, outrora um dos mais competitivos do país.Nos últimos anos, porém, a ausência de provas oficiais foi total, embora as atletas continuassem a organizar jogos amigáveis só para “manutenção física”, contam as meninas. Mas lá no íntimo todas acalentavam o sonho de voltar a vestir a camisola do seu clube.Em conversa com LANCE, atletas e dirigentes confessam estar animados com o regresso às competições do basquetebol feminino, uma modalidade que tem um grande número de praticantes e adeptos em Santiago-Sul. O presidente da ARBSS confessa que “ressuscitar a competição no basquetebol feminino da Praia” é um desiderato que tem de cumprir, uma justiça que precisa repor no basquetebol da Praia.Por isso aceitou continuar mais uma época no comando da associação de Basquetebol de Santiago-Sul. “Fiz um apelo que, felizmente, foi bem aceite”, conta André Delgado, antes de anunciar que, além do campeonato regional, as meninas vão também disputar a Taça Município da Praia, em Maio.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home