Africa Basquetebol

28 novembro 2013

ANGOLA : Federação faz ajustes ao Calendário

                        
Primeira volta da fase regular do Campeonato Nacional da primeira divisão decorre até à segunda quinzena de Janeiro do próximo ano
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol viu-se «forçada» a ajustar o calendário do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket, face a integração das formações do Sporting de Benguela e do Clube Amigos de Viana, que ascenderam ao escalão maior da «bola ao cesto».Deste modo, as partidas em atraso referentes à primeira, segunda, terceira e quarta jornadas da edição número 36 do BAI Basket, num total de oito, vão ser disputadas nos meses de Dezembro e Janeiro de 2014, respectivamente.

A formação do Clube Amigos de Viana, que ocupou o segundo lugar no campeonato nacional da II divisão, vai medir forças no dia 14 de Dezembro próximo, no Pavilhão do Dream Space, às 16h00, com a Universidade Lusíada, em partida de acerto à segunda jornada da primeira volta da fase regular do BAI Basket.Ainda para a mesma jornada, mas no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 18h00, o Grupo Desportivo Interclube recebe o Sporting de Benguela, campeão nacional da II divisão.
As outras seis partidas são disputadas na primeira e segunda quinzena de Janeiro de 2014. O Clube Amigos de Viana recebe no Dream Space, às 16h00, no dia 11, o Petro de Luanda, em desafio referente a primeira jornada, ao passo que a formação do 1º de Agosto, um dos representantes angolanos na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, visita o Sporting de Benguela.  No dia 18 de Janeiro, o Clube Amigos de Viana defronta a partir das 16h00, no Dream Space, o 1º de Agosto, em desafio referente a terceira jornada da prova. Três horas mais tarde, o Sporting de Benguela recebe no seu reduto, o Progresso ­Associação do Sambizanga. Seis dias antes do início da segunda volta da fase regular do BAI Basket, disputam-se as últimas duas partidas de acerto de calendário.
O Clube Amigos de Viana recebe às 16h00, no Dream Space, o Atlético Sport Aviação (ASA), ao passo que às 18h00, o Sporting de Benguela tem a visita do ­Futebol Clube Vila Clotilde. Entretanto, este fim- de-semana disputa-se mais uma dupla jornada do BAI Basket, referente a quinta e sexta jornadas.  O Recreativo do Libolo que se encontra em Portugal a preparar à fase final da Taça dos Clubes campeões Africanos, lidera a competição, com oito pontos, fruto de quatro vitórias consecutivas.

Campeonato nacional
Sporting de Benguela procura  patrocínios

O apuramento da formação sénior masculino do Sporting de Benguela ao Campeonato Nacional da 1ª divisão (BAI-Basket), edição 2013-2014, vai obrigar a direcção do clube a redobrar esforços de angariamento de patrocínios, afirmou no Lubango, a responsável pelo Gabinete de Apoio ao basquetebol da agremiação leonina, Ana Sofia. Ana Sofia sublinhou, que com a concretização da subida da equipa sénior masculino ao BAI Basket, a direcção do clube vai programar tudo de forma a obter um suporte financeiro para disputar a competição sem sobressaltos.
 Admitiu, que a competição do BAI Basket exige, que o clube tenha um sustentáculo financeiro suficiente. Revelou, que o Sporting não tem condições nem de ter equipas de formação. Mas as pessoas que gostam da equipa de basquetebol têm essas condições. «Nós temos participado em todas competições com as nossas equipas de formação de basquetebol. E, porque não irmos competir no BAI Basket?», questionou.
Ana Sofia referiu, que há quatro meses a direcção do clube, atletas e treinadores, não pensavam participar no campeonato nacional da primeira divisão de basquetebol, todavia, com a ascensão, tudo vai ser feito para manter a equipa no BAI Basket.A responsável pelo Gabinete de Apoio ao basquetebol do Sporting de Benguela reconheceu, que o BAI Basket é uma competição muito forte. «É a maior competição de basquetebol em Angola. Nós até há quatro ou cinco meses, não pensávamos em participar nesta competição. Os nossos atletas também não pensavam que havia uma possibilidade de participar no BAI Basket para representar as cores do Sporting de Benguela. Podiam ser contratados para outras equipas, mas nunca pensaram que fosse o Sporting a ir para o BAI Basket”, admitiu Ana Sofia.
Adiantou, que os atletas que compõem a equipa sénior masculino do Sporting de Benguela, muito deles vieram dos escalões de juniores. 
De acordo com Ana Sofia o projecto da agremiação é desenvolver a modalidade a partir dos escalões de formação, nas duas classes. 
Apelou a toda sociedade da província a apoiar a única equipa representante de Benguela no campeonato nacional da primeira divisão da «bola ao cesto».     Gaudêncio Hamelay