Africa Basquetebol

17 dezembro 2012

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO NACIONAL DE BASQUETEBOL MASCULINO - Maxaquene e F. Beira reeditam final de 2009



O MAXAQUENE e o Ferroviário da Beira disputam a final do campeonato nacional de basquetebol em seniores masculinos, depois de sábado terem levado de vencida dos seus adversários das meias-finais, nomeadamente Ferroviário de Maputo por 71-70 e Desportivo por 94-91.
Maputo, Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2012:: Notícias

Esta final reedita a de 2009, quando na mais bem disputada Liga Nacional de Basquetebol o Maxaquene foi terceiro na fase regular e o Ferroviário da Beira quarto. Este ano a história voltou a repetir-se. Em 2009, os “locomotivas” beirenses eliminaram, tal como agora, as “águias” e os “tricolores” os “locomotivas” da capital.
Outra curiosidade, recordada pelo jornalista da TVM João Chivale, é que nos bancos técnicos das duas equipas estavam um espanhol (Inhaki Garcia) no Maxaquene e um moçambicano (Delfino) no banco do F. Beira. Este ano também temos um espanhol e um moçambicano. Mas as nacionalidades estão invertidas nos bancos das duas equipas, em relação a 2009. Simão (moçambicano) no banco do Maxaquene e Hernandez (espanhol) no banco do Ferroviário da Beira.
A final que esta a ser jogada a melhor de três jogos, tal como em 2009, tem porém um dado diferente: há três anos foi disputada em dois recintos (Pavilhão do Maxaquene jogos 1 e 3 e Pavilhão dos Desportos da Beira jogo 2), este ano os jogos serão no mesmo recinto (Pavilhão Lurdes Mutola, do Desportivo). Em 2009 ganhou o Maxaquene por 2-1, sabendo-se na amanhã o novo campeão nacional.