CABO NERD : Santo Antão - A quarta região
Apesar das dificuldades, o basquetebol de Santo Antão teve algumas conquistas em 2012. A principal, sem dúvidas, foi a realização do campeonato júnior (sub-18), uma competição que movimentou cerca de meia centena de jovens do Porto Novo, Coculi, Ponta do Sol e da Povoação.
Para Porto Novo Basket, 2012 foi um dos melhores do seu historial. Foi uma época em que, além de ter conquistado todos os troféus a nível de Santo Antão, o Clube ganhou dois troféus a nível nacional: o fair-play júnior (que valeu um prémio monetário de 50 contos) e a taça da primeira fase do campeonato nacional, disputada na Praia.
Foi, também, uma época em que Santo Antão consolidou a sua posição como a quarta região do país no basquetebol. O basquete da ilha das montanhas, apesar da falta de apoios e de infra-estruturas, só é suplantado pelas regiões da Praia, São Vicente e Sal, onde, além do poder económico dos clubes, há excelentes condições para a prática da modalidade.Na fase inicial do campeonato nacional, que teve lugar na Praia, Santo Antão voltou a ganhar, de uma forma muito clara, ao Fogo e venceu, também, de forma claríssima, o Santiago Norte.
Não obstante a desorganização da modalidade e as dificuldades materiais que caracterizam o basquetebol em Santo Antão, está-se a lançar as bases para que a ilha, a médio prazo, venha a competir, em pé de igualdade, com as outras regiões do país.
Para isso, o campeonato júnior deve ser a principal aposta da Associação Regional de Basquetebol, que deve trabalhar no sentido da sua consolidação.Um outro grande desafio imediato do basquetebol em Santo Antão: a formação de treinadores.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home