Africa Basquetebol

11 dezembro 2012

ANGOLA : Recepção calorosa ao campeão africano


Delegação foi brindada com a banda de música das Forças Armadas Angolanas
Fotografia: M.Machangongo
A direcção do 1º de Agosto realiza, nos próximos dias, em Luanda, uma gala de homenagem à equipa sénior masculina de basquetebol, que no último sábado conquistou, em Malabo, capital da Guiné Equatorial, a XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, elevando para sete o número de troféus arrebatados na referida competição. De acordo com Elísio Campos, director de marketing da equipa rubro-negra, a direcção liderada por Carlos Hendrick vai preparar uma gala a fim de homenagear o feito conseguido pela agremiação.

“Depois desta recepção calorosa que tributámos à nossa equipa sénior masculina de basquetebol, pela conquista do sétimo título africano, a direcção está empenhada no sentido de criar as condições para realizarmos uma gala de homenagem”, disse Elísio Campos. Ontem, a comitiva militar que esteve a participar na competição africana foi recebida em apoteose, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pela direcção do clube, além dos adeptos que estiveram em número considerável. Os hexacampeões africanos de basquetebol foram brindados com a banda de música das Forças Armadas Angolanas, que se seguiu a abertura de champanhe para comemorar o sétimo anel continental conquistado em Malabo.

A formação militar, orientada por Paulo Macedo, ex-internacional angolano, derrotou na final Petro de Luanda, por 80-69, num prélio marcado pelo signo de equilíbrio, sobretudo nos dois primeiros períodos. Os militares, que na estreia baquearam diante dos petrolíferos da capital, somaram sete vitórias nos oitos jogos efectuados durante a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, destronando desse modo a formação do Etoile Sportive da Tunísia, que foi um sombra de si mesma, ao ter sido afastado nos quartos-de-final. A formação militar conquistou as edições de 2002, 2004, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2012. O técnico Mário Palma lidera o ranking, com três troféus conquistados ao serviço do 1º de Agosto, seguido de Luís Magalhães, com dois títulos, ao passo que os técnicos angolanos Jaime Covilhã e Paulo Macedo arrebataram um título africano cada.

RETIRADA
Lutonda colecciona mais um troféu no adeus

O internacional angolano Miguel Lutonda, considerado um dos melhores jogadores dos últimos tempos, retirou-se em definitivo das quadras, com a conquista de mais um título africano. O jogador, que completa 42 a 24 do mês em curso, ergueu pela sétima vez o troféu da Taça dos Clubes Campeões Africano de Basquetebol, sendo por isso, um dos totalistas, à semelhança do extremo-base Carlos Almeida e do poste Joaquim Gomes “Kikas”. A nível doméstico, Miguel Lutonda é dono de várias conquistas, ostentando 11 campeonatos nacionais, oito Supertaça Wlademiro Romero, sete Taças de Angola, cinco Campeonatos Africanos das Nações de Basquetebol, além de ter recebido por duas ocasiões a distinção de MVP (Jogador Mais Valioso) do Afrobasket.

Apesar do seu talento, Lutonda atingiu a Selecção Nacional apenas aos 27 anos, num ano em que o cinco nacional perdeu o Campeonato Africano das Nações para o Senegal, competição disputada em Dakar. O malogrado técnico angolano Wlademiro Romero foi o líder do combinado nacional. Quem também pode deixar a formação militar por questões laborais é o experiente extremo-base Carlos Almeida, agora deputado pelo MPLA, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte do clube militar.