Africa Basquetebol

26 dezembro 2012

ANGOLA : Líder da lista vencedora promete reagir em breve


Contestação dos resultados eleitorais cria ambiente de crise no seio da modalidade

Fotografia: Jornal de Angola|
Paulo Alexandre Madeira, presidente eleito para dirigir os órgãos sociais da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) garantiu ao Jornal de Angola não ter recebido qualquer notificação do Tribunal Provincial de Luanda, para suspender a tomada de posse dos novos corpos gerentes.
A decisão do Tribunal deveu-se a uma providência cautelar apresentada pela lista C, liderada por António Henriques da Silva, um dos candidatos derrotados nas eleições. Os membros eleitos tomaram conhecimento do comunicado por via da imprensa, e já em Benguela, província escolhida para a tomada de posse. “A decisão de não tomarmos posse foi nossa. Não recebemos qualquer notificação vinda do Tribunal. Podíamos ter dado seguimento à actividade que estava marcada, mas preferimos não fazê-lo para evitar outras situações, porque juridicamente não havia nada que nos impedisse de o fazer. O nosso bom senso demoveu-nos de prosseguir o acto”, explicou.
Paulo Madeira prometeu ainda para este ano, apresentar recurso junto das instâncias judiciais. “Vamos reunir-nos e nos próximos dias tomamos posição. O Tribunal dá no mínimo oito dias para recorrer, ainda estamos dentro do prazo e vamos fazê-lo”, garantiu.
Paulo Madeira foi confirmado vencedor das eleições para a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, no passado dia 15 , em comunicado lido na sede da FAB, pelo Presidente da comissão eleitoral, Cardoso de Lima.
Na ocasião, Cardoso Lima disse terem sido escrutinados 40 boletins de voto. O resultado final foi o seguinte: 20 votos para a lista “B”, 16 para a “C”, liderada por António Henriques da Silva, e quatro para a “A”, encabeça por Conceição Sampaio.