Páginas

02 novembro 2012

ANGOLA : Técnico " Ginguba" assume luta pelo título do BAI Basket


“Ginguba” está confiante numa boa prestação do seu conjunto
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, assumiu ontem que a sua agremiação vai lutar pela conquista da XXXV edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, prova que arranca a 17 do mês em curso, com a disputa da primeira jornada da fase regular.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o ex-seleccionador nacional dos decacampeões africanos da “bola ao cesto”, que foi contratado na presente temporada para liderar a equipa adstrita à Polícia Nacional, em substituição de José Carlos Guimarães, assegurou que o desafio não se afigura nada fácil, a julgar pela qualidade dos plantéis das principais equipas.
Alberto de Carvalho “Ginguba” disse por outro lado, que está satisfeito com o actual plantel, pelo que, tudo vai fazer para conquistar o ceptro nacional.“Estamos a preparar um grupo que seja capaz de ombrear de igual para igual com as principais equipas que normalmente disputam o título nacional. Penso que o Interclube, com toda a modéstia, faz parte deste grupo de equipas que este ano vão disputar o troféu nacional”, asseverou Alberto de Carvalho “Ginguba”.
De acordo com o técnico, para além das formações do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, campeão nacional em título, Petro de Luanda, vice-campeão nacional e 1º de Agosto que são crónicos candidatos à conquista do anel nacional, a este grupo deve-se acrescer o Atlético Sport Aviação (ASA). “Penso que este ano vamos ter um BAI Basket bastante disputado. Para além do Petro, Libolo, Interclube e 1º de Agosto não nos podemos esquecer do ASA.
É sempre uma formação a ter em conta, porque tem um grande treinador que normalmente consegue formar um conjunto coeso, apesar de não ter no seio grandes estrelas”, alertou o técnico angolano que conseguiu a melhor classificação de todos os tempos em fases finais de uma Campeonato do Mundo para a Selecção Nacional (nono lugar em 2006, no Japão). Com o apuramento assegurado para as meias-finais do Campeonato Provincial, em que tem pela frente o Progresso Associação do Sambizanga, “Ginguba” afirmou que a meta agora passa pela conquista da prova.
A finalizar, o “novo” timoneiro do Interclube enalteceu a realização da quarta edição do Torneio Victorino Cunha, prova em que Alberto de Carvalho “Ginguba” aproveitou para medir a pulsação dos seus pupilos.

Na próxima semana Bié apto para acolher a Supertaça
A província do Bié está apta para acolher a 9 do mês em curso a Supertaça Wlademiro Romero em basquetebol sénior masculino, entre as equipas do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e do 1º de Agosto. De acordo com uma fonte federativa, a Associação Provincial de Basquetebol do Bié em parceria com o governo local vão garantir a hospedagem, alimentação e transporte interno das delegações, sendo que as equipas envolvidas devem tratar da transportação para o local da competição. Esta é a quinta vez que o troféu é disputado fora da capital do país, depois de ter sido jogado nas províncias de Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo.

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol pretende com esta iniciativa resgatar o gosto pela modalidade, que nos últimos anos se tem praticado com maior incidência em Luanda. A formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, campeão nacional em título, finaliza o seu estágio pré-competitivo em Lisboa e deve regressar nos próximos dias a Luanda, para posteriormente seguir viagem para o palco da competição. O 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola, realiza o último teste a doer amanhã, frente ao arqui-rival, Petro de Luanda, antes de partir para o Cuito. O primeiro teste visando a Supertaça aconteceu ontem, frente aos petrolíferos da capital. MC

Sem comentários:

Enviar um comentário