Africa Basquetebol

04 outubro 2012

APURAMENTO PARA “AFROBASKET”: Campeões nacionais defrontam 1º de Agosto



O DIA de hoje reveste-se de grande importância para as equipas nacionais que participam na fase da Zona VI de apuramento para o “Afrobasket” de seniores masculinos e femininos. O Ferroviário de Maputo, que ontem voltou a sorrir ao registar a segunda vitória consecutiva, desta vez frente ao Spartans de Botswana, por 80-39, tem uma missão espinhosa, pois defronta ao princípio da noite o 1º de Agosto.
Maputo, Quinta-Feira, 4 de Outubro de 2012:: Notícias

O campeão nacional, que conta neste momento com cinco pontos, resultantes de duas vitórias – a primeira conseguida terça-feira diante do Heroes da Zâmbia (59-33) - e uma derrota, na estreia segunda-feira frente ao Libolo de Angola (48-56), deve vencer para continuar a alimentar esperanças visando alcançar uma das duas vagas que dão acesso à fase final, que terá lugar na Guiné-Equatorial, em Novembro próximo.
O 1º de Agosto anunciou algum favoritismo ontem ao registar a segunda vitória consecutiva – ainda não conheceu o sabor amargo da derrota -, situação que lhe confere maior optimismo e confiança para o embate de logo à noite com os “locomotivas” da capital. Com menos um jogo, os angolanos do 1º de Agosto venceram ontem o conterrâneo Petro, por 79-55, depois da vitória estrondosa frente ao Matero Magic da Zâmbia (105-35).
Portanto, trata-se de um adversário de alto nível e que convida aos “locomotivas” em repensarem na estratégia mais eficaz para evitar o pior.
A campeã nacional Liga Muçulmana tem igualmente pela frente BDF da Zâmbia, uma equipa aparentemente acessível se se ter em conta que ainda não conheceu o sabor da vitória. Porém, deve entrar para este jogo precavido, para não evitar surpresas de um “búfalo ferido”. A turma muçulmana sente-se bastante motivada depois de arrancar uma preciosa vitória sobre o 1º de Agosto (60-52), na última ronda (a segunda), disputada terça-feira. A campeã nacional está melhor lançada, pois estreou-se vencendo a conterrânea e vice-campeã a A Politécnica (61-41), sendo que um triunfo frente às tswanas pode catapultá-la para altos sonhos.
Um pouco mais ansiosa está a A Politécnica que, tendo já consentido uma derrota, deve vencer para manter o sonho de prosseguir na luta pelo acesso à maior prova continental. Defronta o Interclube de Angola, um dos favoritos à conquista de uma das vagas de acesso à fase final, que se realizará ainda este mês, na Costa do Marfim. As angolanas contaram por vitórias os encontros com UNZA da Zâmbia (106-29) e BDF do Botswana (162-19). Por seu turno, a vice-campeã nacional venceu UNZA da Zâmbia na segunda ronda, por 83-39.

Jogos de hoje


JOGOS DE HOJE
Pavilhão do Desportivo
Masculinos
10:00 h – Libolo de Angola-Spartans do Botswana
14:00 h – Petro de Angola-Matero Magic da Zâmbia
18:00 h – Ferroviário-1º de Agosto
Fica de fora Heroes da Zâmbia
Femininos
12:00 h – 1º de Agosto-UNZA da Zâmbia
16:00 h – Liga Muçulmana-BDF Botswana
20:00 h – A Politécnica-Interclube de Angola