Africa Basquetebol

15 setembro 2012

ANGOLA : Petro disputa apuramento


Adingono pede pressão aos seus pupilos

Fotografia: Dombele Bernardo
O Petro de Luanda vai disputar, à semelhança do Recreativo do Libolo, campeão nacional, e do 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola, as eliminatórias da zona seis, qualificativas para a Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 28 de Setembro a 6 de Outubro, em Maputo.
A informação foi dada ontem ao Jornal de Angola pelo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, FAB, António Sofrimento.
A inclusão dos petrolíferos, terceiros classificados do último Campeonato Nacional, denominado BAI-Basket, deveu-se à solicitação da direcção da federação, feita por escrito à FIBA-África.
“Neste momento, a nossa preocupação é saber quantas equipas vão apurar-se para a fase final. O normal tem sido duas, mas fruto da desistência de equipas das outras zonas, Angola é obrigada, por vezes, a ter de suprir essa lacuna. Daí estarmos a conversar com a presidência da zona e com o órgão reitor, para de uma vez por todas se definir se vão duas ou três equipas”, esclareceu Tony Sofrimento.
Quanto à disponibilidade dos tricolores em participar no evento, atendendo que neste momento se encontram em Nova Iorque em estágio, Sofrimento garantiu que “os dirigentes do clube asseguraram não haver qualquer empecilho, daí a nossa intervenção junto da instituição competente para assegurar a sua presença”. Além das equipas masculinas, Angola faz-se representar na capital moçambicana com duas formações femininas: 1º de Agosto e Interclube. As polícias são as campeãs e vencedoras da Taça, ao passo que as militares foram finalistas vencidas.
Em declarações recentemente proferidas à Rádio Cinco, Francisco Mabjaia, Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, FMB, afirmou estarem criadas as condições para albergar o evento.
Para a Taça dos Clubes apuram-se apenas o vencedor e o segundo classificado do Torneio Zonal. A prova vai ser jogada por equipas de Angola, Moçambique, Lesotho, Malawi, Suazilândia, Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Botswana. A fase final é jogada na Guiné Equatorial, em Novembro.