Africa Basquetebol

27 setembro 2012

ANGOLA : Macedo confiante no apuramento do 1º de Agosto


Militares seguiram ontem para o palco da competição
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal do 1º de Agosto, Paulo Macedo, mostrou-se confiante na qualificação da equipa à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Os militares competem, do próximo sábado a 4 de Outubro, em Maputo, no Zonal VI de apuramento à prova continental, a realizar-se na Guiné Equatorial, de 10 a 20 de Novembro. Paulo Macedo prevê dificuldades nesta missão, sobretudo por que se está a construir uma equipa de futuro. “Estamos a reformular a nossa equipa. Temos muitos jovens que vão precisar de tempo para conseguirem o entrosamento necessário, mas, o nosso objectivo é lutar para conseguirmos o apuramento à fase final”, disse o técnico do 1º de Agosto, em declarações ao Jornal dos Desportos, momentos antes do embarque para a capital moçambicana.

“Penso que será um torneio extremamente difícil dado o potencial das equipas que estarão envolvidas no certame, com principal realce para as formações angolanas, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo”, referiu o ex-internacional angolano. Ontem, antes do embarque, a equipa militar realizou a última sessão de treinos, no Pavilhão do Codenm. Paulo Macedo aproveitou para corrigir os erros cometidos na derrota frente ao Interclube, na última terça-feira, por 85-88, em desafio de antecipação da terceira jornada do Campeonato Provincial.
A delegação militar, chefiada por Sílvio Lemos, director para o basquetebol, partiu ontem às 14h00, tendo chegado a Maputo ao cair da noite. Eis os atletas que seguiram ontem viagem para o palco da competição: Filipe Abraão, Armando Costa, Francisco Machado, Reggie Moore, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio “Miller”, Cidric Ison, Agostinho Coelho, Hermenegildo Santos, Edimir Lucas e Islando Manuel.

RECONHECIMENTO
Técnico valoriza teste com Interclube

Paulo Macedo, timoneiro principal do 1º de Agosto, valorizou o teste realizado na última terça-feira, no Pavilhão do Codenm, frente ao Interclube, em que a sua agremiação foi vergada por 85-88, em partida de antecipação da terceira jornada do Campeonato Provincial de basquetebol em seniores masculinos. De acordo com o Paulo Macedo, o prélio permitiu à equipa técnica militar avaliar o real estado do grupo nas mais diferentes áreas de jogo. No entender do ex-internacional angolano, agora nas vestes de técnico principal do 1º de Agosto, o seu conjunto precisa de melhorar alguns aspectos, sobretudo de ordem defensiva.

“Penso que foi um bom teste, antes de começarmos a competir no Zonal de Maputo. Em termos ofensivos, estamos bem, ao passo que no capítulo defensivo precisamos de melhorar”, disse. O técnico chamou a atenção para as perdas de bola que, no seu entender, têm influência no desfecho final de qualquer partida. “Temos de evitar muitas perdas de bola, porque uma equipa que quer ganhar não pode perder tantas bolas”. MC

DESFALQUE
Mário Correia falha zonal


O internacional cobo-verdiano, Mário Correia (extremo) desfalca a equipa militar, que, a partir de sábado, compete no Zonal VI de Maputo. O especialista dos lançamentos dos três pontos da formação rubro-negra não seguiu ontem viagem com o resto do grupo, por não ter chegado ainda a acordo com a direcção do clube para a renovação do contrato, disse o vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto, José Moniz. Aquele responsável adiantou que o “impasse” vai ser ultrapassado nos próximos dias. “Confirmo a ausência do Mário Correia no Zonal de Maputo. O atleta terminou o contrato com o clube e, nesta altura, as partes estão em negociações. Penso que, nos próximos dias, a questão é resolvida para que o atleta continue a representar as cores do nosso clube”, garantiu o vice-presidente para o basquetebol da grémio militar. MC
PROVA DE LUXO
Taça Victorino Cunha acontece em Outubro


A quarta edição do torneio Victorino Cunha, em basquetebol sénior masculino, arranca a 5 de Outubro próximo, com os aliciantes Petro de Luanda-Recreativo do Libolo e 1º de Agosto-Interclube. Os petrolíferos da capital defrontam os libolenses às 16h00, no Pavilhão do CODENM, ao passo que, às 19h00, no mesmo recinto, os militares recebem os polícias para a conclusão da primeira ronda. No dia 16, o Petro de Luanda defronta a formação do Interclube, às 16h00, e às 18h00, o 1º de Agosto mede forças com os petrolíferos. O quadrangular termina no dia 17 com as partidas Interclube-Libolo e 1º de Agosto-Petro de Luanda. A prova promete luta renhida entre os participantes, dado o potencial das quatros agremiações. Os petrolíferos da capital são os campeões em título. MC