Africa Basquetebol

27 abril 2012

ANGOLA : Grandes começam a vencer

Paulo Barros com número nove esteve em destaque na vitória da sua equipa frente ao Interclube
Fotografia: Jornal dos Desportos
Sem o base Milton Barros, atleta que contraiu uma lesão no joelho esquerdo a entrada do terceiro período, a formação do Interclube consentiu ontem em casa, a primeira derrota frente ao Petro de Luanda, por 78-89, em partida referente a primeira jornada da séria A da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. A partida que teve dois períodos distintos, com o equilíbrio a prevalecer no quarto inicial, com as duas equipas a exibirem-se ao mais alto nível, quer em termos defensivos, quer em termos ofensivos, viu o quarto período, fundamentalmente nos últimos seis minutos, a equipa da casa a reduzir a vantagem de 16 pontos da formação forasteira para cinco pontos.

Perante a recuperação estrondosa da equipa adstrita a Polícia Nacional, Alberto Babo, português ao serviço dos petrolíferos da capital solicitou um time out (um minuto de desconto de tempo) para acalmar os seus pupilos. Com Hermenegildo M`bunga (16 pontos) a destacar-se no jogo interior, perante a passividade de Eduardo Mingas e Francisco Machado, o Petro de Luanda conseguiu na ponta final alargar a vantagem para 11 pontos, fixando o resultado final em 78-89. O internacional angolano, Carlos Morais, com 19 pontos, foi o cestinha da partida. Os norte-americanos Roderick Nealy e Cedric Isom anotaram cada 13 pontos respectivamente.

Do lado do Interclube, o jovem Adilson Ramos, com 13 pontos, esteve em evidência na formação da Polícia, seguido de Jorge Taty, com 12 e Francisco Machado, com dez pontos. Francisco Machado foi o rei dos ressaltos, com nove, sendo três defensivos e seis ofensivos. O Interclube teve 17 perdas de bola, contra 18 do Petro de Luanda. Os polícias foram na percentagem dos três pontos (41%), contra 37% da equipa Eixo-viário.

LIBOLO VENCE ASA
COM DIFICULDADES
Na outra partia da jornada número um da séria A disputada igualmente ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul sentiu imensas dificuldades para chamar a si à conquista dois pontos, ao derrotar o ASA, por 89-84. Já o 1º de Agosto não defrontou ontem o Sporting de Cabinda, em virtude da equipa mais ao norte do país não ter se deslocado a Luanda. Em face disso, os sportinguistas poderão perder por falta de comparência. Petro e Libolo lideram a séria A, ambos com dois pontos, seguido do 1º de Agosto e ASA, com 1 ponto cada.

Bom senso

Árbitros apitam
BAI-Basket’2012
Apesar de não terem sido pagos os subsídios em atraso, pelo menos até ao fim da tarde de ontem, a Associação Nacional de Juízes e Cronometristas de Basquetebol de Angola (ANJBA) decidiu levantar a greve decretada pelos homens do apito. Uma fonte da Associação Nacional dos Juízes e Cronometristas de Basquetebol de Angola revelou que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, na pessoa do chefe do Gabinete Técnico e de Formação, Tony Sofrimento, reuniu-se com o presidente da Associação, Carlos Júlio, e ficou uma vez mais a promessa de que as dívidas eram pagas em tempo oportuno.
“Prevaleceu o nosso bom senso, porque estamos cansados de ouvir promessas que não são cumpridas. Temos consciência de que é um ano crucial para a Selecção Nacional, que disputa o Torneio Pré-olímpico, e se prolongássemos a greve a preparação da nossa selecção era afectada. Daí que decidimos arrancar com a prova”, assegurou a nossa fonte. MC

Declarações
José Carlos Guimarães Interclube
“Parabéns ao Petro”
O técnico principal do Interclube, José Carlos Guimarães, reconheceu no final da partida que o Petro foi um justo vencedor. “Parabéns ao Petro por mais uma vez ter nos vencido. Nós complicamos o nosso jogo a partir do momento em permitimos que o nosso adversário conseguisse uma vantagem de 16 pontos e quando tentado recuperar já era tarde”.

Alberto Babo petro de luanda
“Jogamos bem”

Por seu lado, Alberto Babo, português ao serviço do Petro de Luanda, regozijou-se com o triunfo da sua equipa, que está embalada rumo a reconquista do ceptro. “Penso que foi uma grande partida de basquetebol. Felizmente os meus jogadores cumpriram tudo aquilo que traçamos para este desafio. Vamos continuar a trabalhar no sentido de melhorarmos as nossas exibições”.

Ficha técnica
Pavilhão 28 de Fevereiro: Vazio
Comissário: José Quizola
Arbitragem: Carlos Júlio, David Manuel e Isaías Luamba

Interclube: Edmundo Ventura (7), Matthew Shaw (4), Francisco Machado (10), Kevin Goffney (8), Jorge Taty (12), Muamba Ilunga (0), Lifetu Selengue (2), Eduardo Mingas (11), Milton Barros (8), Simão João (0), Adilson Ramos (13), Joaquim Xavier (3).
Treinador: José Carlos Guimarães
Petro: Yuri Suingu (0), Braúlio Morais (3), Roderick Nealy (13), Roberto Fortes (7), Paulo Barros (2), Paulo Santana (11), Cedric Isom (13), Hélder Gonçalves (0), Hermenegildo M´bunga (16), Abdel Gomes (5), Carlos Morais (19), Henriques Babo (0).
Treinador: Alberto Babo

Marcha do marcador: 23-27, 35-47, 56-69, 78-89