Africa Basquetebol

13 abril 2012

ANGOLA : Clássico volta aquecer a Cidadela


Petrolíferos e militares voltam protagonizar hoje mais um clássico
Fotografia: Jornal dos Desportos
O 1º de Agosto e o Atlético Petróleos de Luanda voltam a protagonizar o “clássico” do basquetebol nacional em seniores masculinos, quando, a partir das 18h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, disputarem a segunda-mão das meias-finais da 34ª edição da Taça de Angola. Depois dos militares terem vencido na primeira mão por 98-82, a equipa do Eixo Viário procura redimir-se a todo custo da má exibição em casa do adversário e para se manter na luta pela conquista do ceptro. Esta tarefa afigura-se difícil para a equipa às ordens de Alberto Babo, tendo em conta os níveis produtivos do plantel orientado por Mário Palma.

Nos duelos entre os dois emblemas mais sonantes do país, os resultados são de difícil prognóstico. Alberto Babo prefere continuar a acreditar que os seus pupilos podem dar a volta por cima, tendo em conta a intensidade e a metodologia com que trabalhou nas última sessões, não obstante algumas limitações físicas e ausência notória do influente poste Miguel Kiala, ainda a contas com uma lesão. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico fez recurso ao adágio popular “enquanto há vida, há esperança”, para dizer que “a equipa vai para o jogo com muita determinação e lutar para que, à semelhança do passado, consiga alterar o rumo dos acontecimentos” e voltar a proporcionar alegrias aos adeptos, a quem “é dedicado o esforço da equipa”.

O técnico-adjunto do 1º de Agosto, Paulo Macedo, reconhece “o valor acrescido do adversário”, ao avançar à imprensa que os jogos frente ao Petro de Luanda representam sempre uma tarefa difícil. “A equipa dispõe de capital humano de grande valia, mas a direcção do clube rubro e negro tem objectivos traçados, que a equipa técnica e atletas procuram concretizar através do trabalho bem elaborado”, disse. Paulo Macedo confirmou a recuperação do extremo-poste Mário Correia, que foi obrigado a abandonar mais cedo o jogo da primeira mão devido a lesão no joelho. “Contamos com ele para este importante jogo que acreditamos obter o passe para a final”, confirmou.

FRENTE AO SPORTING DE CABINDA
Interclube cumpre formalidades
O Interclube pode confirmar hoje o estatuto de finalista da 34ª edição da Taça de Angola em Basquetebol em seniores masculinos, caso volte a vencer a congénere do Sporting de Cabinda, em partida da segunda mão, a ser disputada a partir das 16h00, no pavilhão multiuso de Cabinda. Face à difícil situação financeira que atravessa a equipa da província mais ao Norte do país e o abandono do técnico principal Alberto de Carvalho “Ginguba”, a formação da Polícia Nacional vê a sua tarefa mais facilitada, já que o factor psicológico e a modéstia dos leões do Norte jogam a seu desfavor.

O técnico ao serviço do Interclube, José Carlos Guimarães, tem quase certeza que vai disputar, no próximo dia 20, a primeira mão da final, diante do outro finalista a ser apurado entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda. Sporting de Cabinda perdeu na primeira mão por 83-56 e vai procurar dignificar o público local com bom nível técnico, além de se despedir da competição com prestígio de estar na meia-final.
Hélder Jeremias