Depois de ter sido transferido de Quelimane para a capital do país, o Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino não evitou, mesmo assim, alguns constrangimentos, facto que obrigou o adiamento do seu começo, de hoje para amanhã. Para além das anfitriãs Liga Muçulmana, campeã da cidade de Maputo, e A Politécnica, vice, tomarão parte na prova as Tetenses e o Sporting Soprotecção de Quelimane.
Na jornada inaugural, Liga Muçulmana terá pela frente as Tetenses, a partir das 16.00 horas, enquanto A Politécnica jogará com Soprotecção, às 18.00. De acordo com o figurino, a competição será disputada no sistema clássico de todos contra todos, em duas voltas.
A primeira volta acontecerá entre amanhã e terça-feira, reservando-se o dia de quarta-feira para o descanso. A segunda etapa da prova terá início na quinta, terminando o campeonato no sábado, altura em que serão proclamadas as novas rainhas do basquetebol moçambicano.
A avaliar pelo nível basquetebolístico dos participantes, é inquestionável que a discussão do título acontecerá entre Liga Muçulmana e A Politécnica, com o maior número de probabilidades de chegar ao ceptro reservado para a equipa treinada por Nazir Salé. É que as “muçulmanas” não somente dispõem de uma equipa bastante forte, maioritariamente constituída por jogadoras internacionais como também, ao longo da temporada, se superiorizou às “universitárias”.
No entanto, considerando o peso da prova e a oportunidade que proporciona ao seu vencedor de representar o país nas competições africanas, não será de admirar que Ana Flávia Azinheira e suas companheiras se empertiguem e contrariem o favoritismo da Liga Muçulmana e de todo o seu poderio atlético e competitivo.
Por essa razão, os seus confrontos catalisam desde já as atenções dos amantes da bola-ao-cesto. O primeiro jogo está marcado para terça-feira e o segundo acontecerá no sábado, último dia do campeonato.
Sem comentários:
Enviar um comentário