Africa Basquetebol

14 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : Costa do Sol,59 - Ferroviário da Beira,60 - Que jogão!

FERROVIÁRIO da Beira e Costa do Sol protagonizaram, na noite de ontem, no pavilhão do Maxaquene, uma espectacular partida de basquetebol com os beirenses a vencerem, por 60-59. Houve emoção até ao último segundo. Ao apito final, as duas equipas foram ovacionadas de pé pelos espectadores quiseram mostrar o seu agrado pela excelente partida que tinham acabado de presenciar.


O Costa do Sol, que tinha entrado para o quarto período a perder, por 54-35, uma desvantagem de 19 pontos, encontrou forças para pôr o Ferroviário da Beira em apuros.
A desvantagem, que parecia irrecuperável, até porque eram os “locomotivas” que tinham o controlo total do jogo, quase tornou-se em realidade. O base do Costa do Sol, Baggio Chimonze, melhor marcador com 24 pontos, foi o “motor” da equipa nos minutos derradeiros.
Ao Ferroviário da Beira valeram os bons três períodos em que dominaram totalmente o adversário. Com o extremo norte-americano, Quintin Mitchell, e o poste moçambicano, Armando Baptista, a ganharem os confrontos na tabela contrária.
O primeiro período foi o mais suado para os pupilos do espanhol Luis Hernandez, visto que obtiveram uma vantagem de apenas dois pontos (17-15).
Ao intervalo, os beirenses venciam, por 41-24. Uma superioridade de 17 pontos, que os moralizou para o terceiro período já que mantiveram-se na frente do marcador, por 54-35.
Mas nos últimos dez minutos relaxaram, e os comandados de Milagre Macome souberam aproveitar para diminuir a desvantagem e foi por “unha negra” que não cantaram vitória.