Africa Basquetebol

18 outubro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES: “Alvi-negros” passam no último teste d'ouro

ESTÁ a ser um Desportivo com um começo verdadeiramente avassalador no Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo. Após se ter superiorizado diante de dois outros concorrentes ao título, agora vincou, de forma inquestionável, a sua excelente caminhada, ao vencer o Costa do Sol no derradeiro teste de ouro da renhida primeira etapa da prova.Maputo, Terça-Feira, 18 de Outubro de 2011:: Notícias


Nos últimos anos, os seniores masculinos habituaram-nos a um campeonato extraordinariamente cativante, dado o forte equilíbrio entre Desportivo, Maxaquene, Ferroviário e Costa do Sol, que, repartindo-se os triunfos nos embates entre si, acabam por criar um interminável suspense em relação ao vencedor e, consequentemente, um grande interesse no seio dos amantes da modalidade.
Numa temporada em que avultaram duas competições internacionais que nos obrigaram a fixar a nossa atenção sobre a selecção nacional, em face do seu comportamento meritório no Afrobásquete de Madagáscar e nos X Jogos Africanos de Maputo, o campeonato ora iniciado, ao que tudo indica, não fugirá à regra quanto ao alimentar da expectativa até ao derradeiro momento, mesmo sem se saber, ainda, se teremos a Liga Nacional – Vodacom ou não – no consensualmente considerado figurino ideal adoptado nas últimas épocas.
Depois de ter entrado com plumas de pavão, derrotando os também candidatos ao título Maxaquene e Ferroviário, à “águia” restava apenas o Costa do Sol, num jogo que era considerado como sendo o seu derradeiro teste de ouro da primeira volta. E, à semelhança das partidas anteriores, no sábado, o Desportivo não deixou os seus créditos por mãos alheias, vencendo o Costa do Sol pela marca de 67-57 - 10 pontos de diferença que realçam a competitividade que caracterizou os 40 minutos da contenda.
A réplica dos “canarinhos” foi uma realidade e o facto até ajudou a manter-se alguma incerteza quanto ao desfecho, porém, a serenidade dos pupilos de Horácio Martins e o seu pragmatismo nos momentos decisivos acabou por determinar o vencedor. Tratou-se, pois, da quarta vitória consecutiva do Desportivo no campeonato, tendo em conta que, na sexta-feira, levou de vencida a Universidade Pedagógica por 59-42.
Com menos um ponto em relação ao Desportivo, Maxaquene e Ferroviário não cruzam os braços e mantêm a sua cerrada perseguição ao líder. Num fim-de-semana em que o Costa do Sol enfrentou duas grandes barreiras, os “tricolores” iniciaram a vitoriosa dupla jornada ganhando aos “canarinhos” pela marca de 54-43, concluindo diante de A Politécnica por 77-50.
Por seu turno, os “locomotivas”, relativamente mais folgados, cumpriram a sua obrigação de vencer Aeroporto e Real Sociedade, respectivamente por 82-19 e 73-38.
Universidade Pedagógica, uma das equipas emergentes e prometedora, tal como A Politécnica, obteve um triunfo face ao Aeroporto por 61-40, empurrando ainda mais este seu adversário para a posição de “lanterna vermelha”.
Entretanto, a discussão do segundo posto, entre Maxaquene e Desportivo, será o ponto de destaque da quinta jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em Seniores Masculinos. Estes dois conjuntos encontram-se amanhã num grande duelo marcado para o pavilhão dos “alvi-negros”, a partir das 20.00 horas.
A anteceder este jogo, às 18.30, Desportivo terá pela frente Aeroporto. Já no vizinho pavilhão do Maxaquene terão lugar os embates A Politécnica-Costa do Sol (18.30) e Universidade Pedagógica-Real Sociedade (20.00).