Africa Basquetebol

08 julho 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL - Estrelas vão cintilar?


QUANDO “todo o mundo” se prepara para amanhã, ao princípio da noite, tomar o caminho que vai dar ao pavilhão da Liga Muçulmana – completamente reabilitado –, a pergunta que se coloca é a seguinte: será que, de facto, as estrelas vão cintilar? A questão não surge por acaso. É que, nas quatro linhas, estarão frente-a-frente algumas das melhores executantes da bola-ao-cesto nacional, certamente também interessadas em proporcionar um grande espectáculo de basquetebol, no aguardado encontro entre Liga Muçulmana e A Politécnica.

O desafio terá o seu início às 18.00 horas e conta para a quarta jornada do Campeonato de Seniores Femininos da Cidade do Maputo. A avaliar pela abundância de nomes sonantes em ambos os contendores, escusado será dizer que reina uma grande expectativa em redor da partida, que deverá ser o primeiro grande teste das “muçulmanas” na prova, face a umas “universitárias” que têm estado a demonstrar a sua apetência pelo título.

A anteceder este embate, jogarão os vizinhos Desportivo e Maxaquene, a partir das 16.30 horas, fazendo recordar o “derby” dos bons velhos tempos. Já no campo do Ferroviário, as “locomotivas”, outras candidatas ao título, terão pela frente A Politécnica B, às 18:00.

Em relação aos masculinos, referência para o facto de o Maxaquene, campeão nacional, se encontrar irreconhecível na Taça Maputo. Na quarta-feira, os “tricolores” perderam diante da Real Sociedade por 52-47, no mesmo dia em que Desportivo derrotou Costa do Sol pela marca de 61-55.

A Taça Maputo prossegue no domingo, com a efectivação de três embates da sétima jornada, no recinto dos “locomotivas”: Aeroporto-Real Sociedade, às 15.00 horas; Matolinhas-Universidade Pedagógica (16.30) e A Politécnica-Maxaquene (18.00).

Entretanto, fora de portas, a selecção nacional masculina de Sub-16 estreia-se hoje no Afrobásquete da categoria, a decorrer no Egipto. A turma moçambicana defronta a Guiné, para o Grupo A.