ANGOLA : Pré-selecção já está na França
A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos está desde as primeiras horas da tarde de ontem, na região francesa de Pau, palco da segunda etapa do estágio pré-competitivo, tendo em atenção a sua participação na XXVI edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade, vulgo Afrobasket, a decorrer de 17 a 28 Agosto próximo, em Antananarivo, capital do Madagáscar.
Em Pau, os pupilos de Michel Gomez vão aprimorar os aspectos técnicos e tácticos, antes de rumarem para Guimarães, Portugal, palco do torneio internacional.
Depois de ter aprimorado os aspectos físicos durante a primeira etapa de preparação divididos entre as cidades de Luanda e Cabinda, a pré-selecção nacional vai agora previligiar os jogos colectivos por formas a debelar eventuais debilidades. Sem o extremo base, Olímpio Cipriano, afastado da pré-selecção por incapacidade física, o técnico francês ao serviço do cinco nacional vai excluir mais um atleta, antes de seguir viagem para a República Popular da China, palco da última etapa de preparação. Na região francesa de Pau, a pré-selecção nacional permanecerá por um período de aproximadamente dez dias.
Posteriormente, isto no dia 14 do mês em curso, os decacampeões africanos da “bola ao cesto” que vão a buca do décimo primeiro anel continente e, consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, rumam para Guimarães, Portugal, onde vão disputar o torneio internacional ao lado das selecções da República Checa, Nova Zilândia e Roménia. A pré-selecção nacional tem ainda agendado um amistoso com a sua similar de Portugal, que treinada pelo ex-seleccionador nacional, o luso-guineense Mário Palma. O “confronto” poderá acontecer antes ou depois da disputa do torneio internacional de Guimarães.
Quinze atletas seguiram viagem para França nomeadamente Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala, Valdelício Joaquim, Eduardo Mingas, Hermenegildo Mbunga, Carlos Morais, Roberto Fortes, Paulo Santana, Jorge Taty, Simão Santos, Armando Costa, Leonel Paulo, Domingos Bonifácio e Milton Barros. Entratanto, Angola figura no Grupo B juntamente com as selecções do Tchad, adversário de estreia a 18 de Agosto, Senegal e Marrocos.
Misto de Cabinda e Complexo
decidem liderança do “Nacional”
As formações do Misto de Cabinda e do Compelxo da Cidadela decidem hoje, no pavilhão anexo da Cidadela, a partir das 10h00, a liderança do Grupo A da VII edição do Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas. As duas equipas partilham a liderança do Grupo A (Primeira Divisão), ambas com oito pontos. Ontem, para a quarta jornada do Grupo A (primeira divisão), o Misto de Cabinda A cilindrou o Centro Elavoko da Huíla, por 71-20, ao passo que o Complexo da Cidadela Desportiva derrotou o Misto do Moxico, por 69-17. Já o Misto do Huambo A venceu o Misto de Benguela, por 29-20.
A entrada da sexta jornada o Misto de Cabinda A e Complexo da Cidadela partilham a liderança do Grupo A, ambos com oitos pontos, seguido do Centro Elavoko da Huíla, com cinco. Misto de Benguela (4), Misto do Huambo A (3) e Misto do Moxico (3)ocupam os lugares imediatos. Hoje, disputa-se a quinta jornada com o seguinte emparceiramento: Elavoko da Huíla-Misto de Benguela, Misto do Moxico-Misto do Huambo A e Complexo da Cidadela-Misto de Cabinda A.
Ainda ontem para o Grupo B, o Misto de Luanda venceu o Misto de Malange, o Centro Profissional de Viana cilindrou o Misto da Lunda Sul, por 42-10 e no encerramento da jornada núimero quatro, o Misto do Huambo bateu o Misto do Uíge, por 19-7. Hoje, para a quinta ronda, o Mosto do Bié defronta o Misto da Lunda Sul, Misto do Huambo B mede forças com o Misto de Luanda, ao passo que o Misto do Uíge terá pela frente o Centro Profissional. Misto de Malange lidera o Grupo B, com cinco pontos seguido do Centro de Viana, Misto de Luanda, Misto do Bié e Misto da Lunda Sul, todos com quatro pontos. MC
“Operação”Maputo adiada sine die
Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a pré-selecção nacional B de basquetebol em seniores masculinos não arrancou ontem com os trabalhos de preparação, visando a sua particiapção nos X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, a serem disputados de 03 a 18 de Setembro próximo. O iníco da preparação fica adiado sine die. De acordo Nuno Teixeira, um dos membros da direcção técnica, ele que vai chefiar a comitiva angolana nos X Jogos Pan-africanos de Maputo, não foram criadas as minimas condições para que o grupo arrancasse com os trabalhos de preparação.
“Infelizmente não foram criadas as minimas condições para que o grupo começasse hoje (ontem) com a sua preparação visando os Jogos de Maputo daí que, decidimos em não começar com os trabalhos de preparação”, disse Nuno Teixeira. O chefe da delegação afirmou que assim que estiverem reunidas as minimas condições a pré-selecção nacional dará início a sua preparação. Entretanto, o Jornal dos Desportos apurou que um dos motivos que fez com que a pr-selecção nacional B não arrancasse com os trabalhos de preparação tem a ver com a falta de campo, já que o Pavilhão Principal da Cidadela está ocupado com os nacionais de andebol.
Para a operação Maputo, Raul Duarte convocou os seguintes jogadores: Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Vladimir Ricardino, Adolfo Quimbamba e Hélder Ortet (1º de Agosto), Braúlio Morais, Hélder Gonçalves e Paulo Barros (Petro de Luanda), Mayzer Alexandre, Edson N´doniema e Abdel Gomes (Recreativo do Libolo), Escórcio António e Hugo Cristiano (Sporting de Cabinda) e Afonso Mutau (Interclube). MC
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home