CABO VERDE : Lorreta Rocha já integra equipa americana
Lorreta Rocha já se encontra nos Estados Unidos da América, para fazer parte da equipa Southern New Hampshire University (SNHU). Esta é primeira vez que uma atleta do basquetebol feminino cabo-verdiano integra os jogos universitários da National Collegiate Athletic Association (NCAA). A basquetebolista seguiu viagem no início desta semana para a cidade de Bóston, onde foi recebida pelo treinador da equipa universitária de basquetebol. De lá seguiu viagem para Manchester, capital do Estado de New Hampshire. Já no seu segundo dia nos EUA, Lorreta presenciou o primeiro jogo da equipa feminina de basquetebol contra uma outra universidade norte-americana.
O contrato com o Southern New Hampshire University foi assinado no passado dia 23 de Dezembro. A atleta, destaque da época passada na ilha do Sal e que recentemente ganhou o título de melhor jogadora num torneio realizado na cidade da Praia, vai jogar pela SNHU até 2015, com uma bolsa-atleta de 40 mil dólares ano, o que corresponde a 3 mil 333 dólares por mês. Um valor que dá para Lorreta cobrir as despesas com a alimentação, propinas, materiais didácticos, seguros e residência.
Entretanto, por recomendação do treinador, Lorreta não vai alinhar em nenhum jogo da SNHU – ela, esta temporada, vai acompanhar todos os jogos e aprender, no banco, todas as técnicas de competição universitária dos EUA. Quanto às aulas vão começar já, na próxima terça-feira, 18. A basquetebolista vai ter a sua prestação académica avaliada em coordenação com a desportiva.
Recorde-se que, no quadro do programa da Academia Nacional de Basquetebol Cabo-verdiano (ANBCV), Lorreta Rocha viajou em Agosto passado para os EUA, onde efectuou testes em seis escolas. A basquetebolista regressou com a garantia de bolsas-atleta em duas universidades, mas escolheu a Southern New Hampshire University. Lorreta Rocha é a primeira basquetebolista cabo‑verdiana a jogar numa das competições mais importantes dos Estados Unidos, a NCAA. É o quarto atleta crioulo a integrar uma equipa norte-americana com base no projecto da ANBCV, academia de basquetebol que o ex-internacional Zola implementou. O primeiro foi Marito, actual capitão da selecção nacional, seguiu-se Vinny Lima que defende a camisola da Northeastern University e por último Ivan Almeida que também joga pela Stonehill College.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home