Africa Basquetebol

19 dezembro 2010

ANGOLA : Militares a um passo da revalidação


A equipa sénior masculina do 1º de Agosto apurou-se, ontem, para a final da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, ao vencer, nas meias-finais, o Mazembe por 79-67. Com o triunfo de ontem, os militares do rio Seco jogam hoje para a revalidação do título de campeão africano diante do Condor dos Camarões. Ontem, a formação militar voltou a valer-se do seu conjunto, que tem evidenciado uma grande superioridade em relação aos adversários. Com ligeiras dificuldades no início, os militares foram, aos poucos, tomando conta do jogo e construindo paulatinamente o resultado que os coloca na desejada final.

Chegados aqui, depois de desbravado quase todo o caminho, os angolanos não aspiram a outra coisa senão à revalidação do título conquistado no ano passado, no Rwanda, quando derrotaram os compatriotas do Petro de Luanda. O Condor dos Camarões chegou à final vencendo o AS Sale do Marrocos, por 68-44, resultado que espelha bem o potencial da equipa camaronesa, que tudo vai fazer para quebrar o sonho angolano e tentar “assaltar”, pela primeira vez, o pódio africano de clubes. Adivinha-se uma partida bastante difícil para o representante angolano que, ainda assim, é apontado como o sério candidato ao título no jogo desta tarde, a partir das 17 horas.

Luís Magalhães e pupilos acompanharam muito bem os jogos do adversário e, de certeza, que anotaram os pontos fortes e fracos para explorarem logo e assim evitarem dissabores. Além do jogo da final, disputam-se, ainda hoje, as partidas das classificativas que vão opor o Inter Club ao Maxaquene, para o sétimo e oitavo lugares; o Kano Pillars ao Manga Sport, para o quinto e sexto postos e o AS Sale ao Mazembe, para o terceiro e quarto lugares. Ontem a competição registou os seguintes resultados: Royal Hoopers, da Nigéria, 76- Aso Modele, do Benin, 66; Kano Pillars, da Nigéria, Inter Club, do Congo 41 e Manga Sport, do Gabão, 64-Maxaquene, de Moçambique, 57.

D`Agosto domina ranking africano

Com cinco títulos já conquistados, a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) lidera o ranking da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos. Nas posições imediatas seguem-se o Asfa do Senegal, com três, Hit Trésor da República Centro Africana, Asec Mimosas da Côte d`Ivoire e Gezire Sc do Egipto, todos com dois campeonatos africanos ganhos. Com um título arrebatado estão as formações do Res Starde da RCA, As Police do Senegal, Maxaquene de Maputo, Ittihad do Egipto, Jeanne do Senegal, Zamalek do Egipto, Mes de Marrocos, Al Ahly do Egipto, ABC da Côte d`Ivoire e Atletico Petróleos de Luanda (Angola). Eis o ranking:

Ano País Ouro Prata
1972 RCA Res Star da RCA Stade Malien do Mali
1973 Egipto Hit Trésor da RCA Dial Diop do Senegal
1975 Egipto Asfa do Senega Zamalek do Egipto
1976 RCA Hit Trésor da RCA Zamalek do Egipto
1979 RCA Asfa do Senegal Camair dos Camarões
1981 Mali Asfa do Senegal Asec Mimosas Côte d`Ivoire
1983 Senegal As Police do Senegal Asfa do Senegal
1985 Moçambique Maxaquene de Maputo As Police do Senegal
1987 Alexandria Ittihad do Egipto 1º de Agosto de Angola
1989 Abidjan Asec Mimosas Stade de Malien
1991 Senegal Jeanne D`arc do Senegal O.N.C.P.B dos Camarões
1992 Cairo Zamalek do Egipto Jaenne D`arc do Senegal
1994 Cairo Gezira Sc do Egipto Petro de Luanda
1996 Alexandria Gezira Sc do Egipto U.R.C do Egipto
1998 Marrocos Mas de Fes de Marrocos -Zamalek do Egipto
1999 Cairo Al Ahly do Egipto Petro de Luanda
2000 Côte d`Ivoire Asec Mimosas Petro de Luanda
2002 Angola 1º de Agosto Asec Mimosas
2004 Egipto 1º de Agosto ABA da Côte d`Ivoire
2005 Côte d`Ivoire- ABC da Côte d`Ivoire Interclube de Angola
2006 Nigéria Petro de Luanda 1º de Agosto
2007 Angola 1º de Agosto Petro de Luanda
2008 Tunísia 1º de Agosto Étoile Sahel da Tunísia
2009 Kigali 1º de Agosto Petro de Luanda
2010 Cotonou (Benin) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

http://jornaldosdesportos.sapo.ao