Africa Basquetebol

01 novembro 2010

MOÇAMBIQUE : Somos candidatos à medalha em femininos – afirma Francisco Mabjaia, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol

O BÁSQUETE feminino é uma das esperanças para uma medalha nos Jogos Africanos. Francisco Mabjaia, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), é um homem feliz porque, ao contrário dos outros dirigentes, nutre esperanças de conquistar medalhas no certame.

Perspectivando a participação do basquetebol no evento, Mabjaia frisou o facto de a equipa feminina ter fortes hipóteses de ocupar uma das primeiras três posições. “A nossa selecção feminina já demonstrou ser uma das melhores a nível do Continente Africano e a jogar em casa tem o dever de lutar por um dos três primeiros lugares”.

Em masculinos, o interlocutor aponta as cinco primeiras posições como o alvo a atingir.

Mas, à semelhança da maior parte das modalidades, o básquete ainda não iniciou a preparação. No entanto, esta é uma situação que não preocupa o dirigente, visto que os jogadores estão em competição. “Não estamos atrasados. O nosso objectivo era participar nas eliminatórias africanas. Foi cumprido. Os atletas deixam a competição com um bom nível competitivo e isso é o que mais importa.”

Para o presidente da FMB, é impossível formar uma selecção nesta altura porque a época está a decorrer e nenhum clube estaria disposto a ceder os seus jogadores. “Temos ainda a Liga Vodacom, em masculinos, e o Campeonato da Cidade, em femininos. Só depois dessas provas é que os jogadores poderão juntar-se e começarem a trabalhar em grupo. Penso que o próximo ano será suficiente para alinhavarmos tudo”, concluiu.