Africa Basquetebol

06 outubro 2010

ANGOLA : Libolo sofre baixas de vulto


O extremo Luís Costa desvinculou-se da equipa sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo, com a qual terminou este ano o vínculo contratual, enquanto Gerson Monteiro, atleta da mesma posição, põe termo a sua carreira, soube ontem a Angop, em Luanda. A saída destes atletas aumenta a carência no clube do Kwanza-Sul, depois de Carlos Morais (extremo) e Adilson Câmara (base).

De acordo com o técnico principal da equipa, Raúl Duarte, Gerson Monteiro, que a época passada capitaneou o grupo na conquista da Taça de Angola, "arrumou"as botas para abraçar outros projectos, ao passo que Luís Costa não renovou o seu contrato. Carlos Morais e Adilson Câmara saíram do Libolo pelos mesmos motivos, tendo o primeiro terminado o vínculo e o segundo abandonado o basquetebol. Ainda assim, o técnico coloca o Libolo entre os candidatos ao título nacional edição 2011 e reitera a intenção de reforçar o plantel.

Técnico do Lusíada defende
expansão do desporto universitário

O técnico da equipa de basquetebol da Universidade Lusíada, Domingos Nascimento, defendeu ontem, em Luanda, a necessidade de se expandir o desporto universitário em todo o país, visando o seu desenvolvimento. Angola detém desde Julho último o título de basquetebol da zona VI do Conselho Superior dos Desportos em África (CSSA), depois de em 2008 ter arrebatado o título continental, mas o desporto universitário é movimentado apenas na capital do país.

Em declarações à Angop para abordagem do momento actual deste desporto no país, Domingos Nascimento apelou às direcções das várias universidades no sentido de se engajarem no processo de expansão e desenvolvimento do desporto a este nível."Existem muitas universidades em Angola. Tenho a certeza de que já se pode criar condições para que o desporto nestas instituições de ensino seja extensivo a todo o país”, disse. Em Luanda, o desporto é movimentado nas mais diversas modalidades nas universidades.

Agostinho Neto, Lusíada, Jean Piaget, Utanga, Óscar Ribas, Independente, Católica, Gregório Semedo e UPRA. Domingos Nascimento, cuja equipa é campeã universitária, orientou a selecção nos Jogos Universitários da Tailândia, em 2007. Além das universidades acima citadas, existem no país a 11 de Novembro, Katyavala Buila, Kimpa Vita, José Eduardo dos Santos, Rey Mandume e Belas.