Africa Basquetebol

06 setembro 2010

ANGOLA : Angola defronta EUA com três novatos


A selecção nacional de basquetebol defronta, pela quinta vez, a sua similar dos Estados Unidos, em partida dos oitavos de final do campeonato do mundo da modalidade que decorre na Turquia, com três novatos nos encontros entre ambos.

Trata-se de Divaldo Mbunga, Roberto Fortes e Domingos Bonifácio que não estiveram presentes em nenhum dos quatro confrontos anteriores. Coincidentemente, os dois primeiros fizeram formação académica naquele país, além de terem disputado campeonatos universitários.

O último encontro entre ambas decorreu nos Jogos Olímpicos de Pequim (China) em 2008. Na ocasião, os norte-americanos venceram por 97-76.

A selecção nacional era constituída pelos seguintes jogadores: Armando Costa, Milton Barros, Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Luís Costa, Vlademir Ricardino, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida, Leonel Paulo, Eduardo Mingas e Abdel Bouckar.

Deste grupo estão ausentes os bases Armando Costa e Milton Barros. O primeiro por lesão e o segundo por opção técnica. O extremo Luís Costa e o poste Abdel Bouckar também por opções técnicas.

Para os seus lugares entraram Roberto Fortes, Divaldo Mbunga, Domingos Bonifácio e Miguel Lutonda, sendo que o último, apesar de falhar os jogos de Pequim, já defrontou os EUA em outras edições das olimpíadas.

Angola e Estados Unidos defrontam-se segunda-feira, às 18 horas (16 horas de Angola), nos oitavos de final do Mundial.