Africa Basquetebol

15 abril 2010

ANGOLA : Selecção aposta no apuramento para o Afrobasket em femininos

Estar entre os dois primeiros classificados do Zonal de Apuramento ao Campeonato Africano das Nações de Basquetebol feminino, de sub-18, a decorrer de 24 do mês em curso a 1 de Maio próximo, no Zimbabwe, é a prioridade do corpo técnico nacional, liderado por Hermenegildo Lopes.O seleccionador nacional teceu estas declarações terça-feira, durante a concentração da pré-selecção, que hoje inicia os trabalhos de campo.

Para Hermenegildo Lopes, o mais importante é estar entre os dois primeiros classificados do Zonal, já que estes, passam a ser os representantes da Zona VI no Campeonato Africano das Nações da categoria, cuja fase final se disputa na cidade do Cairo, Egipto, em Julho."Para nós, o mais importante não é vencer o Zonal, mas sim estar entre os dois primeiros lugares que dão acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações.

Agora, se conseguirmos terminar em primeiro lugar, naturalmente, que estaremos muito mais felizes", afirmou o seleccionador nacional.Sem estágio marcado para o exterior do país, o cinco nacional vai realizar todo o seu trabalho de preparação em Luanda, seguindo posteriormente para o local do torneio da Zona.

A condição física das pré-seleccionadas vai dominar a primeira sessão de treinos, marcada para hoje, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.Os trabalhos de campo vão ser intercalados com os indispensáveis exames médicos, como fez saber o seleccionador nacional.

Para o Zonal do Zimbabwe foram chamadas as seguintes atletas: Maira Nene Moiseis Manuel, Ana Cláudia da Costa Gonçalves, Merciana Fernandes, todas do Núcleo do Inter de Benguela, Artémis Leonor Barbosa Afonso (Associação Desportiva de Vagos de Portugal), Madelena Valentin, Helena Adão Viegas, Irina Alexandre Gabriel (Grupo Desportivo Juventude de Viana), Lizeth Lutonadia Dombele, Lutana Patrícia Tomé Filipe, Victória António da Cruz, Helena Zuma Francisco, Rosaria Queta e Cristina Matiquiti (1º de Agosto), Elizabeth Gomes Mateus e Mavuba Mireille, ambas do Grupo Desportivo Interclube.

Luís Magalhães
pode ser reconduzido


O técnico do 1º de Agosto, Luís Magalhães, é um forte candidato para treinar a Selecção Nacional de basquetebol no Mundial da Turquia, que começa a ser disputado em Agosto, informou o presidente da Federação Angolana da modalidade, Gustavo da Conceição.
Falando à imprensa, à margem da assinatura do acordo com a Movicel Telecomunicações, o dirigente federativo considerou o português, campeão nacional e africano de clubes pelos militares, um forte candidato a ocupar o cargo que exerceu em 2009, por se tratar de um técnico que já deu amostras do seu trabalho.

"Criamos uma comissão para encontrar o próximo seleccionador. Luís Magalhães é um forte candidato pelo facto de já ter estado à frente da selecção de Angola e alcançado os objectivos traçados pela federação”, sublinhou, realçando que o clube que orienta, o 1º de Agosto, lidera o Campeonato Nacional.

Acrescentou que existem outros candidatos e que em Maio vai ser divulgado o nome do treinador que vai levar os decacampeões africanos ao Mundial.Luís Magalhães comandou tecnicamente Angola no Afrobasket2009 na Líbia. Na ocasião, a selecção terminou a prova invicta e conquistou o décimo título africano.

Reggie Moore eleito
jogador da fase regular

Com 386 pontos marcados, em 22 jogos, o norte-americano Reggie Moore, do Recreativo do Libolo, foi eleito o melhor jogador da fase regular da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, com uma valorização de 466. A segunda posição na lista dos melhores marcadores foi ocupada pelo extremo base do 1º de Agosto, Carlos Almeida, com 384, seguido do José Nascimento, do Atlético Spot Aviação (ASA), com 320 pontos.

Do quarto ao 10º lugar, a classificação ficou assim ordenada: Victor Santa (Vila), com 311, Euclides Camacho (Interclube), com 299, Eduardo Mingas (Petro), com291, Mário Porter (Petro), com279, Wilson de Carvalho (ASA), com 279, Joaquim Gomes "Kikas"(1º de Agosto), com 278, e Vladimiro Ricardino (1º de Agosto), com 273 pontos.

Yuri Swingui (Desportivo), com 67, Emanuel António (Promade), com 54 e Wilson Manuel (Lusíadas), com 53, foram os melhores recuperadores da fase regular do BAI Basket.Leonel Paulo (Libolo), Miguel Kiala (Petro) e Omar Peterkin (Libolo) destacaram nos tampões, com 31, 27 e 20 tampões respectivamente. Já Curtys Terry (Petro), Armando Costa (1º de Agosto) e Yuri Swingui (Desportivo) foram os melhores assiste, com 117, 105 e 82 assistências respectivamente.

Em 22 jogos, o 1º de Agosto, vencedor da fase regular, com 43 pontos, marcou 2582 pontos e sofreu 1608, contra 2223 do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, que sofreu 1540 pontos, tendo ocupado a segunda posição, com 41 pontos. O terceiro classificado, Recreativo do Libolo, marcou 2151 e sofreu 1464 pontos. Imbondeiro de Viana (último classificado com 22 pontos, foi a equipa que mais pontos sofreu (2348) e marcou apenas 1120.