Africa Basquetebol

24 abril 2010

ANGOLA : Recreativo do Libolo pode assegurar presença na "Final Four"

O Recreativo do Libolo defronta hoje, às 16h30, no Anexo número dois da Cidadela, o Interclube, para a terceira jornada do Grupo A da fase de grupos do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Caso vença a partida, a equipa de Calulo garante a presença na "Final Four" da competição, após as duas vitórias conquistadas nesta fase.

Os libolenses assumiram a segunda posição do campeonato ao derrotar, quinta-feira, o Petro de Luanda, por 91-83, estando a um ponto do líder da prova, o 1º de Agosto, que soma cinco pontos. Essa posição abre ao Libolo boas perspectivas para carimbar o passe para a fase final da competição, reservada às quatro equipas que vão lutar pelo título nacional da época 2009-2010.

Uma vitória logo frente aos polícias, que coleccionaram até aqui apenas derrotas, pode antecipar a passagem dos libolenses à etapa final da 32ª edição do "Nacional" da bola ao cesto. Moralizadacom os triunfos obtidos na primeira e segunda jornadas, a turma do Recreativo do Libolo apresenta-se como favorita à conquista dos dois pontos em disputa, a julgar pelos valores individuais que possui.

O plantel libolenses engloba nomes sonantes do basquetebol nacional, como Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio e Leonel Paulo, além do norte-americano Reggie Moore, melhor marcador da fase regular do Campeonato, com 398 pontos. Por sua vez, a formação da polícia, que tenciona igualmente atingir a “Final Four”, vai procurar dificultar ao máximo as pretensões dos pupilos de Raul Duarte.

João Oliveira, português ao serviço do Interclube, tem a sua equipa em prontidão para o jogo desta tarde, prevendo-se algum equilíbrio na partida, com sinal mais para o grémio de Calulo. António Bernardo, árbitro de categoria internacional, e David Manuel foram os juízes escolhidos pelo Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol para apitarem o desafio entre libolenses e polícias. Apuram-se para a "Final Four" as quatro primeiras classificadas da fase de grupos, que vão discutir o título nacional, no sistema de todos contra todos a quatro voltas.

Lusíada e Desportivo lideram o Grupo B

Com quatro pontos cada, fruto de duas vitórias em igual número de jogos, o Clube da Universidade Lusíada de Angola e Desportivo da Huíla lideram o Grupo B do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. O Sporting de Luanda está em terceiro, com três pontos. Vila Clotilde, Imbondeiro de Viana e CDUAN ocupam as posições imediatas, todos com dois pontos cada. Hoje, para o Grupo B, disputam-se as partidas Lusíadas-Sporting de Luanda, às 16h00, no 28 de Fevereiro, CDUAN-Vila, às 16h00, no Anexo, e Desportivo da Huíla-Imbondeiro de Viana, às 18h00, no pavilhão da Nª Sr.ª do Monte. MC


Militares recebem
aviadores no Codemn

O 1º de Agosto recebe hoje, às 18h00, no pavilhão do CODEMN, o ASA, para a terceira jornada do grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos. Os militares, que lideram o campeonato com cinco pontos, fruto de duas vitórias e do facto de terem somado um ponto por terem vencido a primeira fase da prova, são favoritos no jogo diante dos aviadores. À semelhança do Recreativo do Libolo, o 1º de Agosto continua invicto na fase de grupo e vai, com maior ou menor dificuldade vão vergar o seu opositor, que mantém as esperanças de chegar à "Final Four".

Fernando Pacheco "Baganha" e Mbunga Petro vão apitar o desafio entre militares e aviadores. Ainda hoje, para o Grupo A, o Petro de Luanda defronta, a partir das 19h00, o Promade de Cabinda, no Anexo número dois da Cidadela. Os petrolíferos da capital, que sucumbiram na ronda anterior, vão procurar regressar às vitórias, ante um adversário que está ao seu alcance.

Apesar da onda de indisciplina que tem reinado na equipa do Promade, com jogadores a falharem na concentração, José Carlos Guimarães vai montar uma formação que seja capaz de neutralizar as acções ofensivas do vice-campeão. Carlos Júlio e Francisco Pacheco vão ajuizar o prélio. O Grupo A é liderado pelo 1º de Agosto, com cinco pontos, seguido do Recreativo do Libolo, com quatro. O Petro de Luanda está na terceira posição, com três pontos. Interclube, Promade de Cabinda e ASA vêm a seguir, todos com dois pontos. MC

1 Comments:

  • Boas sou portugues mas sigo diariamente este blog;)

    By Anonymous Anónimo, at 25/4/10 14:54  

Enviar um comentário

<< Home