Africa Basquetebol

10 abril 2009

ANGOLA : Militares estão a um passo da final da Taça de Angola

ANAXIMANDRO MAGALHÃES |

O 1º de Agosto deu, ontem, um passo importante rumo à qualificação para a final da Taça de Angola em seniores masculinos de basquetebol, ao derrotar no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela o Recreativo do Libolo, por 88-79, em partida referente à primeira-mão das meias-finais.
Com uma confortável vantagem de nove pontos, os militares encaram o desafio de hoje, às 19h00, no seu recinto, pavilhão do CODENM, diante do Libolo, sem a pressão do seu lado. Os detentores da Taça têm apenas de gerir a diferença pontual que trazem na bagagem.
A vencer ao intervalo por 40-37, a formação do Kwanza-Sul voltou a mostrar porque razão vai sendo tida como a terceira força do basquetebol nacional.
Sem estofo na ponta final, a equipa da vila de Calulo deitou tudo a perder quando faltavam 1.37 minutos para o final da partida, altura em que os militares do Rio Seco ganhavam por 75-79.
Com o jogo em aberto, os militares tiveram nas mãos do base Armado Costa a decisão do jogo. Em tarde de inspiração, o base efectuou a 1:22 minutos um lançamento triplo que acabou com as esperanças da estreante equipa do Libolo.
Galvanizados pela eficácia ofensiva, os militares agigantaram-se e trataram de mostrar aos calulenses porque razão constituem a maior força do basquetebol angolano.
Miguel Lutonda, o génio, puxou dos galões e voltou a fazer das suas, avolumando o marcador para 75-84, a 56 segundos do apito do trio de arbitragem.
Cabisbaixos, e algo descrentes, os comandados de Raul Duarte assistiram impávidos ao cortejo de pontos da determinada armada militar.

FICHA TÉCNICA

Recinto: Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela Desportiva
Assistência: 600 espectadores
Árbitros: Fernando Pacheco, Carlos Júlio e Iracelmo Pinto
Recreativo do Libolo (79) – Domingos Bonifácio (10), Joaquim Xavier (2), Luís Costa (8), Sílvio Lopes, Gerson Monteiro (9), Joseph Tousseint (7), José Carvalho, Adilson Câmara (3), Leonel Paulo (9), Abdel Gomes, Reggie Moore (28) e Feliciano Camacho (3).
Treinador: Raul Duarte
1º de Agosto (88) - Mayzer Alexandre (1), Armando Costa (17), Adilson Baza, Olímpio Cipriano (9), Joaquim Gomes (12), Felizardo Ambrósio (3), Vladimir Ricardino (21), Francisco Jordão (4), Muamba Ilunga, Miguel Lutonda (14), Rodrigo Mascarenhas (7) e Simão João.
Treinador: Luís Magalhães
Resultado ao intervalo: 40-37
Resultados parciais: 19-22, 21-15, 17-21 e 22-30
Resultado final: 79-88